Início Notícia Voltar

Crianças de um a cinco anos devem se vacinar contra a Pólio e Sarampo

Iniciou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo



Data da Publicação da Notícia : 09/08/2018 15:17 por Assessoria de imprensa - Sarandi

CapaNoticia
Banner Topo

Iniciou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. No sentido de proliferar ainda mais a campanha e obter uma taxa de vacinação satisfatória, o Governo Municipal de Sarandi, através da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com o Rotary de Sarandi.

Para definir detalhes, ocorreu uma reunião entre o Prefeito Leonir Cardozo, Vice-Prefeito Glauber Kuznler, secretário de saúde Gilmar Picollo, a responsável pelo setor de vacinação Claudia Regina Piazza, e os membros do Rotary: João Carlos Chini, Gert Zimmermann e Celso Grando.

Na reunião as autoridades debateram sobre a queda nas coberturas vacinais, que está deixando o país todo em alerta, uma vez que há a preocupação do retorno de doenças já eliminadas no Brasil, como sarampo e a poliomielite. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011 a cobertura das duas vacinas estava acima de 100%. Já em 2017, a cobertura da pólio caiu para 78% e do sarampo 2ª dose caiu para 69%.

A campanha que ocorre de 06 a 31 de agosto, é direcionada para crianças de um ano a menores de cinco anos, pois são os mais suscetíveis às doenças. Independente da situação vacinal, todas as crianças nesta faixa etária devem comparecer ao posto de saúde mais próximo. Portanto, os pais devem procurar uma unidade de saúde com seus filhos aptos para a vacinação, munidos da caderneta com a carteira de vacinação.

A vacina está disponível em todos os postos de Saúde, ou seja, CAMS, POSTO DO BAIRRO VICENTINOS E SANTA CATARINA. O Dia D de mobilização nacional ocorre dia 18 de agosto, neste dia todos os postos de saúde estão abertos da 08:00 até as 17:00 horas, sem fechar ao meio dia. 

Alerta

O sucesso das ações de imunização causou falsa sensação de que não havia mais a necessidade de se vacinar. Porém, neste ano, o Brasil já enfrenta surto de sarampo em Roraima e Manaus. Além disso, há casos isolados em Rondônia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, são 822 casos confirmados no país e mais 3.831 em investigação e cinco óbitos pela doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível, extremamente contagiosa e pode matar. A poliomielite ou ‘paralisia infantil’ é uma doença contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. No Brasil não há circulação do poliovírus selvagem desde 1990, mas a erradicação da doença faz parte de uma política de prevenção, vigilância e controle.

O Rotary é uma das entidades que mais lutam pela erradicação da poliomielite no mundo, contribuindo com mais de 1 bilhão de dólares, além de trabalho voluntário na imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países e é parceria do município desta campanha de vacinação.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.