NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Projeto de Lei quer reduzir o consumo de canudos plásticos em Passo Fundo

Aparentemente inofensivos e distribuídos em larga escala em bares, restaurantes e em diversos estabelecimentos

Passo Fundo

Data da Publicação da Notícia : 09/08/2018 - 15:15

 
Foto Notícia Geral

Aparentemente inofensivos e distribuídos em larga escala em bares, restaurantes e em diversos estabelecimentos comerciais, os canudos de plástico se tornaram, nos últimos anos, um vilão em potencial para o meio ambiente. Levantamentos de organizações não governamentais de defesa e proteção ambiental mostram que diariamente, em todo o mundo, são descartados cerca de um bilhão destes produtos – no Brasil, os números apontam para um consumo anual estimado em uma tonelada de canudos plásticos.

O uso crescente destes materiais impacta diretamente na natureza. Conforme estudos da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente, oito milhões de toneladas de resíduos plásticos têm como destino os oceanos, prejudicando o ecossistema e provocando a morte de aves e animais marinhos – segundo a ONU, se o consumo de plástico persistir no mesmo ritmo de hoje, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos mares.

Para aproximar este debate da comunidade passo-fundense e reforçar a necessidade de se garantir projetos de sustentabilidade ambiental, o vereador Alex Necker (PCdoB) ingressou, nesta semana, com um Projeto de Lei (PL) determinando a redução gradual da distribuição de canudos plásticos e obrigando o fornecimento de canudos confeccionados com papel biodegradável. “É uma pequena mudança de hábito, mas com impactos muito significativos para a proteção do meio ambiente”, alerta o legislador.

De acordo com o PL, restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis, bares e similares, vendedores ambulantes e clubes recreativos, além de outros estabelecimentos comerciais, ficam obrigados a usarem e a fornecerem aos consumidores somente canudos confeccionados com papel biodegradável ou reciclado. “A ideia é promover o debate sobre os hábitos de consumo e a importância de se reduzir o desgaste e a poluição do meio ambiente. Longe de resolver o problema do uso inadequado dos canudos plásticos, a legislação que estamos propondo serve como um estímulo para a conscientização ambiental”, justificou Alex.

Penalidades

Ainda segundo o texto do PL, os estabelecimentos que descumprirem a lei serão, na primeira ocorrência, notificados e, em caso de reincidência, multados em valores que serão convertidos para o Fundo Municipal do Meio Ambiente com o indicativo de promoções de campanhas e atividades de conscientização ambiental. “Não temos o objetivo de fazer com que esta lei seja uma forma de punição aos comerciantes, mas sim de tornar este um assunto amplamente discutido buscando preservar o meio ambiente”, resumiu o vereador autor da matéria.

Exemplos

Apesar da necessidade de se estabelecer ferramentas que contribuam para a defesa e preservação do meio ambiente, legislações semelhantes a esta são pioneiras no país. “O Rio de Janeiro foi a primeira capital do país a aprovar uma lei com este conteúdo, sancionada neste ano pelo Executivo. Em São Paulo, alguns municípios estão em fase de implantação do projeto e a aceitação da sociedade tem sido bastante positiva”, relatou Alex, explicando que o PL, a partir do seu ingresso na pauta, passará pelas análises das comissões internas do Legislativo antes de ir à Plenário para votação. “Temos a certeza de que este tema será acompanhado pela comunidade e a ele serão acrescentadas sugestões que possam contribuir ainda mais para fazermos a nossa parte pelo meio ambiente”.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Assessoria de imprensa - Alex Necker
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

TSE reúne equipes de Bolsonaro e Haddad para discutir fake news

 

Haddad diz que pretende fazer “arco de alianças” contra retrocessos

 

Bolsonaro diz que capitães vão mandar no Brasil

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

1ª Mostra de Dança do CRAS de Chapada

 

Representantes do Conselho Tutelar discutem Lei Federal

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul