NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Unimed Noroeste/RS realiza atividades na Semana Mundial da Amamentação

A amamentação é um momento único tanto para a mãe quanto para o bebê

Ijuí

Data da Publicação da Notícia : 09/08/2018 - 14:54

 
Foto Notícia Geral

A amamentação é um momento único tanto para a mãe quanto para o bebê. A Unimed Noroeste/RS tem como um de seus objetivos incentivar o aleitamento materno, momento este que proporciona uma série de benefícios. Neste sentido, realizou atividades alusivas à Semana Mundial da Amamentação. Na segunda-feira, 6, aconteceu uma roda de conversa sobre “A hora de ouro”, com as médicas Sheila Carvalho e Vera Paris.

As médicas destacam que a amamentação é uma das medidas de saúde mais eficazes. Diminui o risco de morte dos bebês, incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, melhora a imunidade, o QI em idade escolar, a frequência e rendimento escolar, além dos benefícios para a mãe, como redução do risco de câncer de mama. “O início da vida é muito importante para o bebê e irá refletir em todos os aspectos de sua saúde no futuro. Neste sentido, a primeira hora é ainda mais importante, a chamada hora de ouro. Um momento em que a mãe e o bebê criam um vínculo que favorece a amamentação”, reforça Vera.

Sheila destaca que está se trabalhando em medidas simples, que incluem uma atenção humanizada ao nascimento, seja ele parto normal ou cesárea, com contato pele a pele do bebê com a mãe e a amamentação. Além disso, evidencia que o apoio e orientação nas primeiras horas de vida são fundamentais quando o bebê e a mãe estão no hospital, desde a questão emocional até orientações de como mamar e cuidado com as mamas. “Desta forma, buscamos que todas as gestantes/puérperas atendidas no Hospital Unimed tenham atenção humanizado e todo o apoio necessário nesse momento”, afirma.

Outra conversa sobre o assunto foi proporcionada pela enfermeira Arlete Regina Roman, do curso de Enfermagem da Unijuí, na terça-feira à noite. Definiu como “convocatório” para os profissionais assistenciais o tema deste ano da programação, por colocar a amamentação como alicerce para a vida. A enfermeira destacou que o estímulo ao aleitamento materno representa uma mudança ainda recente no contexto dos serviços de saúde, exigindo permanente sensibilização das equipes. “Este é um caminho sem volta”, reforçou ela, acenando para uma média brasileira de aleitamento ainda muito baixa, de apenas 54 dias de amamentação exclusiva.

Semana Mundial da Amamentação – Neste ano ocorre entre os dias 1º e 8 de agosto, com o slogan Amamentação – alicerce da vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que, até os seis meses de vida, a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno. Após, deve haver a introdução de outros alimentos, mas o aleitamento materno ainda é indicado até os dois anos de vida. Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Unimed Noroeste
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Gabriel Chalita encanta educadores com a palestra “Educação para a Felicidade”

 

3ª KinderFest acontece dia 31 de outubro

 

CESURG realiza Vestibular de Verão no próximo dia 27

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

1ª Mostra de Dança do CRAS de Chapada

 

Representantes do Conselho Tutelar discutem Lei Federal

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul