Início Notícia Voltar

Unimed Noroeste/RS realiza atividades na Semana Mundial da Amamentação

A amamentação é um momento único tanto para a mãe quanto para o bebê



Data da Publicação da Notícia : 09/08/2018 14:54 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

A amamentação é um momento único tanto para a mãe quanto para o bebê. A Unimed Noroeste/RS tem como um de seus objetivos incentivar o aleitamento materno, momento este que proporciona uma série de benefícios. Neste sentido, realizou atividades alusivas à Semana Mundial da Amamentação. Na segunda-feira, 6, aconteceu uma roda de conversa sobre “A hora de ouro”, com as médicas Sheila Carvalho e Vera Paris.

As médicas destacam que a amamentação é uma das medidas de saúde mais eficazes. Diminui o risco de morte dos bebês, incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, melhora a imunidade, o QI em idade escolar, a frequência e rendimento escolar, além dos benefícios para a mãe, como redução do risco de câncer de mama. “O início da vida é muito importante para o bebê e irá refletir em todos os aspectos de sua saúde no futuro. Neste sentido, a primeira hora é ainda mais importante, a chamada hora de ouro. Um momento em que a mãe e o bebê criam um vínculo que favorece a amamentação”, reforça Vera.

Sheila destaca que está se trabalhando em medidas simples, que incluem uma atenção humanizada ao nascimento, seja ele parto normal ou cesárea, com contato pele a pele do bebê com a mãe e a amamentação. Além disso, evidencia que o apoio e orientação nas primeiras horas de vida são fundamentais quando o bebê e a mãe estão no hospital, desde a questão emocional até orientações de como mamar e cuidado com as mamas. “Desta forma, buscamos que todas as gestantes/puérperas atendidas no Hospital Unimed tenham atenção humanizado e todo o apoio necessário nesse momento”, afirma.

Outra conversa sobre o assunto foi proporcionada pela enfermeira Arlete Regina Roman, do curso de Enfermagem da Unijuí, na terça-feira à noite. Definiu como “convocatório” para os profissionais assistenciais o tema deste ano da programação, por colocar a amamentação como alicerce para a vida. A enfermeira destacou que o estímulo ao aleitamento materno representa uma mudança ainda recente no contexto dos serviços de saúde, exigindo permanente sensibilização das equipes. “Este é um caminho sem volta”, reforçou ela, acenando para uma média brasileira de aleitamento ainda muito baixa, de apenas 54 dias de amamentação exclusiva.

Semana Mundial da Amamentação – Neste ano ocorre entre os dias 1º e 8 de agosto, com o slogan Amamentação – alicerce da vida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que, até os seis meses de vida, a criança seja alimentada exclusivamente com leite materno. Após, deve haver a introdução de outros alimentos, mas o aleitamento materno ainda é indicado até os dois anos de vida. Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.