Início Notícia Voltar

Pólio e Sarampo: Crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar

Iniciou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo



Data da Publicação da Notícia : 09/08/2018 08:08 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

Iniciou nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Em Palmeira das Missões, a vacinação acontece conforme escala nas unidades de saúde, devido ao quantitativo de doses e o prazo de validade após abertura do frasco, a fim de evitar desperdício.

Na segunda-feira a vacinação será realizada no ESF da Vista Alegre, Lütz e Amaral; na terça-feira será no ESF do Centro Social Urbano e Mutirão; na quarta-feira será no ESF da Amaral; na quinta será no ESF da Vista Alegre e Lütz e na sexta a vacinação acontece no ESF do Centro Social Urbano e Mutirão. O Centro de Saúde (Postão) vacinará durante toda a semana, de segunda a sexta.

A campanha é direcionada para crianças de um ano a menores de cinco anos, pois são os mais suscetíveis às doenças. Independente da situação vacinal, todas as crianças nesta faixa etária devem comparecer ao posto de saúde mais próximo, com a carteira de vacinação. Em Palmeira são quase duas mil crianças nesta faixa etária, sendo que a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 95%.

A queda nas coberturas vacinais está deixando o país todo em alerta, uma vez que há a preocupação do retorno de doenças já eliminadas no Brasil, como sarampo e a poliomielite. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011 a cobertura das duas vacinas estava acima de 100%. Já em 2017, a cobertura da pólio caiu para 78% e do sarampo 2ª dose caiu para 69%.

O sucesso das ações de imunização causou falsa sensação de que não havia mais a necessidade de se vacinar. Porém, neste ano, o Brasil já enfrenta surto de sarampo em Roraima e Manaus. Além disso, há casos isolados em Rondônia, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, são 822 casos confirmados no país e mais 3.831 em investigação e cinco óbitos pela doença.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível, extremamente contagiosa e pode matar. A poliomielite ou ‘paralisia infantil’ é uma doença contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. No Brasil não há circulação do poliovírus selvagem desde 1990, mas a erradicação da doença faz parte de uma política de prevenção, vigilância e controle.

O Rotary é uma das entidades que mais lutam pela erradicação da poliomielite no mundo, contribuindo com mais de 1 bilhão de dólares, além de trabalho voluntário na imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças em 122 países. A doença ainda permanece endêmica em três países. Em Palmeira, o Rotary Club é parceiro da Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra pólio e sarampo, auxiliando nas ações de conscientização à imunização.

No sábado, dia 18 de agosto, acontece o Dia D da campanha. Na ocasião, o Postão estará aberto durante a manhã e tarde, para vacinar o maior número de crianças de um ano a menores de cinco anos. Haverá diversas atrações na rua em frente ao Postão, com brinquedos e divulgação de informações. A vacinação contra a pólio e sarampo encerra dia 31 de agosto.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.