Início Notícia Voltar

Aleitamento e cuidados com o bebê foram temas do quinto encontro do Clube da Gestante

A amamentação é um momento cheio de afeto e significados tanto para a mãe quanto para o bebê



Data da Publicação da Notícia : 04/08/2018 08:49 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

A amamentação é um momento cheio de afeto e significados tanto para a mãe quanto para o bebê. Neste sentido, o quinto módulo da 33ª edição do Clube da Gestante da Unimed Noroeste/RS tratou sobre o aleitamento materno. O encontro que ocorreu nesta quarta-feira, 1º, também abordou os cuidados necessários com o bebê.

As enfermeiras Ananda Hoffmann e Débora Müller passaram dicas para a pega correta do recém-nascido ao seio materno e a postura para a mãe. No início não é fácil, por isso a equipe do Hospital Unimed Noroeste/RS oferece todo auxílio para esse momento, mesmo quando as pacientes já tiverem recebido alta, destacam as profissionais. As enfermeiras explicaram ainda que a produção do leite é gradativa, sendo menor nos primeiros dias após o parto, de 40 a 50 ml no primeiro e de 300 a 400 ml no terceiro. Já no quinto dia, a produtividade pode chegar de 500 a 800 ml. O volume de leite produzido varia, dependendo do quanto a criança mama e da frequência. Quanto mais volume de leite e mais vezes a criança se alimentar, maior será a produção de leite. As profissionais explicaram ainda sobre o colostro, o leite de transição e leite maduro, que são as fases do leite da mulher.

A explanação das enfermeiras envolveu também os cuidados com o bebê. Ananda e a enfermeira Elise Zwick reforçaram que o banho deve ser um momento de tranquilidade, de relaxamento. Indicaram os materiais utilizados na troca de fralda e na hora do banho, a temperatura da água, a importância de deixar preparado com antecedência os materiais que serão utilizados, pois o bebê nunca poderá ficar sozinho na banheira. Os pais puderam ainda tirar suas dúvidas quanto ao curativo em coto umbilical, além dos materiais necessários, como álcool 70% e hastes flexíveis com pontas de algodão.

No encontro desta semana as mamães e os papais participaram também de oficinas. Treinaram na prática a troca de fraldas e a realização de curativo em coto umbilical. No último módulo, que será na quarta-feira, 8, acontecerá o encerramento e a palestra com psicóloga.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.