NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Curso de IATF amplia conhecimentos de estudantes da Medicina Veterinária

Além das aulas e atividades internas desenvolvidas pelos cursos, o CESURG também incentiva

Sarandi

Data da Publicação da Notícia : 31/07/2018 - 08:02

 
Foto Notícia Geral

Além das aulas e atividades internas desenvolvidas pelos cursos, o CESURG também incentiva a realização de ações complementares dentro das áreas de atuação dos docentes vinculados aos cursos da instituição. Uma destas atividades foi desenvolvida pelo curso de Medicina Veterinária. O docente Me.

Daniel Quadros ministrou, no mês de junho, o Curso Livre de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), aberto não somente aos acadêmicos desta IES, mas aos estudantes de Medicina Veterinária de outras instituições da região.

A capacitação possibilitou novos conhecimentos teóricos e práticos aos participantes, dividindo o curso em dois momentos. Na conceituação, o docente abordou aspectos relacionados a infraestrutura e equipamentos necessários para a realização da IATF; a Fisiologia reprodutiva dos bovinos; a Inseminação artificial; a Inseminação Artificial em Tempo Fixo; os protocolos de IATF para vacas de corte e de leite; e os ganhos financeiros que podem ser obtidos através da prática da IATF.

No momento prático, desenvolvido em uma fazenda conveniada ao curso, os participantes visualizaram os tipos de dispositivos de progesterona e aprenderam como manejar o dispositivo no aplicador e os cuidados na hora da inserção, e como remover o dispositivo do bovino.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Me. Rafael Pandolfi, adianta que a capacitação complementar deve ser ofertada uma vez ao ano pela instituição. “Não havia disponível em nossa região, até o momento, um curso destinado a aplicação de protocolos hormonais na indução de cio em bovinos, então o curso livre surgiu como uma necessidade de ampliar o conhecimento sobre está técnica reprodutiva, estando aberto também a acadêmicos de outras instituições que buscam ampliar seus conhecimentos nestas técnicas”. Os benefícios da capacitação também são destacados por Pandolfi, ao afirmar que “o curso proporciona que o acadêmico possa empregar em sua propriedade, ou propriedades atuantes, técnicas que visam o aumento do resultado reprodutivo do seu rebanho, aumento consequentemente os fins lucrativos da propriedade”.

O curso abordou a técnica de IATF, em alta no mercado, focando em seus principais pontos, para que o profissional se especialize e garanta ótimos desempenhos, obtendo melhores resultados reprodutivos nos rebanhos em que atua. Como explica Quadros, “o uso da inseminação artificial em bovinos atualmente demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes, fazendo com que o produtor possa ter acesso à genética de reprodutores de alto padrão, com baixo custo, mas necessita do uso da observação de cio. Por outro lado, para realizarmos a inseminação artificial sem observação de cio, podemos utilizar protocolos de IATF, facilitando o manejo geral do rebanho e também melhorando a eficiência reprodutiva”.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Assessoria de imprensa - CESURG
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Laboratório Agronômica, de Porto Alegre, recebe visita técnica dos acadêmicos de Agronomia

 

Gabriel Chalita encanta educadores com a palestra “Educação para a Felicidade”

 

3ª KinderFest acontece dia 31 de outubro

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

Eleições 2018: Propostas de Guilherme Boulos (PSOL)

 

PRF, PC e BM prendem homem com mandado de prisão por roubo em Erechim

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul