Início Notícia Voltar

Curso de IATF amplia conhecimentos de estudantes da Medicina Veterinária

Além das aulas e atividades internas desenvolvidas pelos cursos, o CESURG também incentiva



Data da Publicação da Notícia : 31/07/2018 08:02 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia
Banner Topo

Além das aulas e atividades internas desenvolvidas pelos cursos, o CESURG também incentiva a realização de ações complementares dentro das áreas de atuação dos docentes vinculados aos cursos da instituição. Uma destas atividades foi desenvolvida pelo curso de Medicina Veterinária. O docente Me.

Daniel Quadros ministrou, no mês de junho, o Curso Livre de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), aberto não somente aos acadêmicos desta IES, mas aos estudantes de Medicina Veterinária de outras instituições da região.

A capacitação possibilitou novos conhecimentos teóricos e práticos aos participantes, dividindo o curso em dois momentos. Na conceituação, o docente abordou aspectos relacionados a infraestrutura e equipamentos necessários para a realização da IATF; a Fisiologia reprodutiva dos bovinos; a Inseminação artificial; a Inseminação Artificial em Tempo Fixo; os protocolos de IATF para vacas de corte e de leite; e os ganhos financeiros que podem ser obtidos através da prática da IATF.

No momento prático, desenvolvido em uma fazenda conveniada ao curso, os participantes visualizaram os tipos de dispositivos de progesterona e aprenderam como manejar o dispositivo no aplicador e os cuidados na hora da inserção, e como remover o dispositivo do bovino.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Me. Rafael Pandolfi, adianta que a capacitação complementar deve ser ofertada uma vez ao ano pela instituição. “Não havia disponível em nossa região, até o momento, um curso destinado a aplicação de protocolos hormonais na indução de cio em bovinos, então o curso livre surgiu como uma necessidade de ampliar o conhecimento sobre está técnica reprodutiva, estando aberto também a acadêmicos de outras instituições que buscam ampliar seus conhecimentos nestas técnicas”. Os benefícios da capacitação também são destacados por Pandolfi, ao afirmar que “o curso proporciona que o acadêmico possa empregar em sua propriedade, ou propriedades atuantes, técnicas que visam o aumento do resultado reprodutivo do seu rebanho, aumento consequentemente os fins lucrativos da propriedade”.

O curso abordou a técnica de IATF, em alta no mercado, focando em seus principais pontos, para que o profissional se especialize e garanta ótimos desempenhos, obtendo melhores resultados reprodutivos nos rebanhos em que atua. Como explica Quadros, “o uso da inseminação artificial em bovinos atualmente demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes, fazendo com que o produtor possa ter acesso à genética de reprodutores de alto padrão, com baixo custo, mas necessita do uso da observação de cio. Por outro lado, para realizarmos a inseminação artificial sem observação de cio, podemos utilizar protocolos de IATF, facilitando o manejo geral do rebanho e também melhorando a eficiência reprodutiva”.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.