Início Notícia Voltar

Amzop recebe Secretário Segurança e encaminha ações conjuntas

Ações conjuntas entre o Estado e as 43 cidades que formam a Associação dos Municípios



Data da Publicação da Notícia : 28/07/2018 08:53 por Assessoria de imprensa - AMZOP

CapaNoticia
Banner Topo

Ações conjuntas entre o Estado e as 43 cidades que formam a Associação dos Municípios da Zona da produção (Amzop), que possa fortalecer o combate ao tráfico de drogas, assaltos, roubos e outros crimes, foram discutidas ontem,26, durante encontro realizado na Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen.

Com a presença do secretário de Segurança, Cézar Schirmer, do Chefe de Polícia Civil, Delegado Emerson Wendt e representantes dos órgãos de segurança da região foram dados encaminhamentos visando, especialmente, junto com os municípios, viabilizar a implantação de um sistema de videomonitoramento integrado.

“Nossa meta é implantar uma central regional, possivelmente em Frederico Westphalen e assim coordenar todo o trabalho da rede de videomonitoramento, numa ação integrada municípios, empresas e todos os órgãos de segurança, entre os quais a Brigada Militar, a Polícia Civil, as polícias rodovias estadual e federal, Bombeiros, entre outros”, disse. Ele informou que a central regional será operada por policiais inativos que serão contratados pelo Estado.

Os centros regionais reúnem as imagens que vêm das câmeras de videomonitoramento nas ruas das cidades de uma determinada região. A princípio, serão 25 regionais no Estado, funcionando 24 horas por dia. "Precisamos utilizar a tecnologia a nosso favor. Em todos os lugares que utilizam este sistema, a criminalidade reduz drasticamente. Sabemos que existe necessidade de mais efetivo, mas a tecnologia ajuda a amenizar esta demanda", garantiu Schirmer, complementando que serão chamados servidores da reserva da segurança para o serviço dos centros de videomonitoramento.

Este serviço é parte principal de um programa maior do governo do Estado, o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), que pretende investir na cooperação entre sociedade civil organizada, instituições estaduais, instituições federais e municípios. "A segurança pública precisa trocar informações para ser eficiente no combate à criminalidade", afirmou o secretário.

Além de tratar do SIM, o secretário apresentou indicadores estaduais da violência que apontam a redução de quase todos os tipos de crimes e em todas as regiões do Estado.

Schirmer citou que a região de Frederico Westphalen é estratégia, por estar localizada na divisa com Santa Catarina e próxima à Argentina.

O prefeito José Alberto Panosso destacou que o município de Frederico Westphalen vai participar do SIM e aderir a todos os esforços para combater a violência. "Nós reconhecemos todos os esforços do Estado neste sentido e sempre estaremos dispostos a contribuir", disse.

Atualmente, as imagens geradas nas câmeras já existentes no município são recebidas e armazenadas em Porto Alegre, com a regional, esse serviço ficará mais próximo.

O delegado de Polícia do Estado, Emerson Wendt enalteceu as ações implementadas pela secretaria de Segurança Pública e os municípios. “Isso vai auxiliar no combate aos delitos, aos crimes contra a vida e ao patrimônio, realizada impulsionada, na maioria das vezes, pelo tráfico e consumo de drogas”, afirmou. Wendt disse que mais de 70% dos crimes e homicídios são impulsionados pelo uso e consumo de drogas.

O presidente da Amzop, Gilson de Carli enalteceu a disposição do Estado em efetivar parceria com os municípios. “Agora os municípios que ainda não possuem sistema de videomonitoramento irão viabilizar o serviço que será interligado á central regional”. Os Prefeitos também solicitaram um incremento de policiais nas cidades da região. “O encontro foi muito animador e agora precisamos colocar tudo na prática”, concluir o presidente da Amzop.

Da reunião participaram representantes dos órgãos de segurança pública e outras lideranças.

Delegacia

Na manhã de ontem,26, o Secretário e o Chefe de Polícia participaram do ato de inauguração do prédio da Delegacia de Polícia de Seberi. As tratativas para viabilizar o novo prédio da DP iniciaram ainda em 2017. Um imóvel novo, mas que não era utilizado pelo município, foi oferecido para a Polícia Civil, onde agora está instalada a unidade de segurança.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.