Início Notícia Voltar

Aneel aprova reajuste para sete cooperativas de energia gaúchas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (24) reajuste nas tarifas de energia elétrica



Data da Publicação da Notícia : 25/07/2018 08:52 por Agência Brasil - EBC

CapaNoticia
Banner Topo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (24) reajuste nas tarifas de energia elétrica de sete cooperativas do Rio Grande do Sul, enquadradas como permissionárias de distribuição. Os novos valores serão aplicados a partir do dia 30 deste mês e atingirão consumidores de 258 municípios gaúchos.

Também foi aprovado reajuste de 14,03% na tarifa de energia elétrica da Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Arapoti (Ceral), que atende aos municípios de Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul e São José da Boa Vista, no estado do Paraná.

A nova tarifa entrará em vigor no Paraná no próximo dia 30. O efeito médio tanto para os consumidores atendidos na alta quanto na baixa tensão será de 14,03%.

Valor por cooperativa

As tarifas de quatro cooperativas gaúchas terão reajuste médio de 10%. Para a Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda (Ceriluz), o aumento médio será de 10%, com impacto médio de 10,55% para os consumidores em alta tensão e de 9,35% para os de baixa tensão. A cooperativa fornece energia para a área rural de 24 municípios.

Para a Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia), foi aprovado reajuste médio de 10%, dos quais 9,80% para a alta tensão e de 10,12% para a baixa. A distribuidora atua em 48 municípios. No caso da Cooperativa de Distribuição de Energia (Creluz D), a Aneel aprovou aumento médio de 10% nas tarifas. Na alta tensão, o impacto médio será de 17,98% e, na baixa, de 7,95%. A cooperativa atende 36 municípios da região norte do estado.

Os consumidores atendidos pela Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) terão reajuste médio de 10%, dos quais 1,64% na alta tensão e 18,17%, na baixa. A permissionária atua em 37 municípios gaúchos. Para as tarifas da Cooperativa de Energia (Coprel), foi aprovado aumento médio de 9,28% para. Para a alta tensão, o efeito médio será de 13,60% e, para a baixa, de 5,76%. A Coprel atende a 72 municípios gaúchos.

A Cooperativa de Geração e Distribuições de Energia das Missões (Cermissões), que atua em 26 municípios do noroeste do estado, terá reajuste médio de 6,93%. O efeito médio para a alta tensão será de 10,50% e, para a baixa, de 5,70%.

A única permissionária com reajuste negativo nas tarifas de energia foi a Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste (Cooperluz). Os consumidores atendidos pela Cooperluz terão efeito negativo médio de 10,34% nas contas de luz. Na alta tensão, a redução média será de 4,55% e, na baixa, de 10,86%. A Cooperluz distribui energia em 15 municípios no noroeste gaúcho.

Consulta para a Enel GO

A conta de energia elétrica dos consumidores atendidos pela Celg Distribuição (atual Enel GO) poderá ter aumento médio de15,72%. A informação foi repassada hoje (24), durante reunião do conselho diretor da Aneel. A proposta ficará em audiência publica na página da Aneel de amanhã (25) até 7 de setembro.

Entretanto, a agência só deve bater o martelo posteriormente. Os índices finais serão aplicados a partir de 22 de outubro. Esta é a primeira revisão tarifária da Celg desde que a empresa foi privatizada pela Eletrobras em 2016.

Para os consumidores de alta tensão, o reajuste será de 24,65% e de 12,12% para os consumidores em alta e baixa tensão. De acordo com a Aneel, a diferença no percentual de reajuste dos consumidores atendidos na alta e na baixa tensão pode ser explicada pela retirada de um componente financeiro de -5,45% do processo tarifário de 2017.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.