NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

IFDM mostra evolução na educação de Sarandi

Terça-feira, 10 de julho, data significativa para a Educação Municipal. Momento

Data da Publicação da Notícia : 19/07/2018 - 15:10

 
Foto Notícia Geral

Terça-feira, 10 de julho, data significativa para a Educação Municipal. Momento em que as Direções das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Sarandi e Equipe da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se para analisar e comemorar resultados apresentados pelo IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal na área da Educação.

 Os gráficos mostram a evolução da Educação de 2005 a 2016, em que Sarandi aparece com Desenvolvimento Moderado de 2005 a 2012. Em 2013 e 2014 passou para Alto Desenvolvimento, em 2015 Moderado e em 2016 passou novamente para Alto Desenvolvimento.

Na Educação, os principais critérios avaliados são os números de matrículas na Educação Infantil, abandono no Ensino Fundamental, distorção idade-ano escolar no Ensino Fundamental, docentes com Ensino Superior e resultado do IDEB no Ensino Fundamental.

A partir da análise dos dados, a Equipe Gestora da Educação Municipal (Direções das escolas e equipe da SME), realizou avaliação das ações desenvolvidas que geraram a elevação dos índices, bem como estabeleceu estratégias para o segundo semestre, a fim de alcançar as metas projetadas no início do ano letivo e continuar evoluindo.

Na Educação Infantil, foram criadas 569 (quinhentas e sessenta e nove) novas vagas. Neste ano de 2018, no início do período letivo estavam matriculadas 931 crianças, número que vai se elevar a partir do segundo semestre, pois a partir da conclusão das obras de reformas e ampliações nas EMEIs, novas turmas serão criadas e mais crianças serão agregadas às turmas existentes com a contratação de mais profissionais.

Foi estabelecido  o COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL com a garantia do acesso, da permanência e da aprendizagem com qualidade das crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino, implementando ações para isso e entre as ações prioritárias estabelecidas, estão sendo efetivadas: busca por pais participativos, professores e funcionários empenhados em obter os melhores resultados e alunos motivados, disciplinados e protagonistas pelo seu próprio processo de aprendizagem, através da promoção de uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes, nas suas singularidades e diversidades.

Programas foram criados, implantados e em pleno desenvolvimento: NIAE (Núcleo Integrado de Apoio à Educação); SIMGEV (Sistema Municipal de Gerenciamento da Demanda e da Oferta de Vagas na Educação Infantil/Creche) com a criação da Central Única de Vagas; SAEMPS (Sistema de Avaliação e Acompanhamento da Educação Pública Municipal de Sarandi); PROMEQ (Programa Municipal por Uma Educação de Qualidade) com a formação continuada permanente dos professores da rede Municipal de Ensino e auxiliares da Educação Infantil e PEA (Projeto Especial de Ação) projetos desenvolvidos nas escolas com foco na aprendizagem.

Programas de Incentivo ao acesso, permanência e aprendizagem oferecidos: Kits Uniformes e Mochilas Escolares, Café da Manhã na Escola, Almoçando na Escola (EMEF Maria Fortunata Armanini), Material Escolar, Espaços Lúdicos e Recreativos; Computadores nas salas de aula (um por aluno), Lousa Interativa, Ambientes Climatizados, Festival Interescolar da Canção; Municipalito Escolar, Feira do Livro, entre outros.

O último programa a ser criado e com a implantação programada para o segundo semestre, com aula inaugural no dia 31 de julho é o PAE (Programa de Aceleração de Estudos) que vai corrigir a distorção idade-ano escolar.

Pensando em espaços mais amplos para os alunos, foi  lançada a Pedra Fundamental para construção de uma nova Escola de Ensino Fundamental no Bairro Vicentinos.

A aquisição de terreno para ampliação da EMEI Vó Adélia, está em fase de negociação, para criação de novas turmas de Educação Infantil.

Para a Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação, Professora Márcia Beckmann, a tendência é que a Educação Municipal de Sarandi continue evoluindo nos próximos anos diante dos projetos e programas estruturantes desenvolvidos e projetados. É importante que cada município olhe para a sua realidade para analisar quais indicadores geraram evolução e quais indicadores bloquearam a evolução e com isso, estabelecer estratégias de ação em relação aos problemas.

O essencial não deve ser a competição e ou comparação entre municípios, devido ao contexto diferenciado de cada um, mas a análise da ocorrência ou não de evolução para mensurar a eficiência das ações”, salienta a Coordenadora Profª Márcia Beckmann.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Assessoria de imprensa - Sarandi
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Estudantes participam de atividades na Semana do Folclore

 

Professor alerta sobre problema da destinação do lixo urbano

 

Corte no orçamento da CAPES afetaria 200 mil bolsistas

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

Grêmio empata com o Sport na Ilha do Retiro

 

Canção “O primeiro e o último mate” Vence o 33º Carijo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul