Início Notícia Voltar

Nutrição e anestesia para parto são temas do segundo encontro do Clube da Gestante

A saúde da mãe e do bebê está ligada a pequenos cuidados com a alimentação desde a descoberta



Data da Publicação da Notícia : 19/07/2018 08:14 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

A saúde da mãe e do bebê está ligada a pequenos cuidados com a alimentação desde a descoberta da gravidez até o pós-parto. Nutrição Materno-Infantil foi um dos temas abordados no segundo encontro do 33º Clube da Gestante promovido pela Unimed Noroeste/RS. Os casais esclareceram suas dúvidas sobre o assunto nesta quarta-feira, 11, com o nutricionista Vitor Buss, que atua no setor de Medicina Preventiva.

“Existem alguns nutrientes essenciais e com destaque neste período do ciclo vital. Portanto, devem ser priorizados para que não ocorram carências tanto para a gestante quanto para o bebê”, destaca Vitor ao enfatizar a importância da ingestão de ácido fólico, ferro, cálcio e fibras e do cuidado em excesso do sódio, açúcar e derivados. O nutricionista destaca ainda a importância do aleitamento materno, que proporciona diversos benefícios não apenas para o bebê mas para a mulher também. Além do bebê ficar nutrido e hidratado melhora a digestibilidade, reduz infecção, previne alergias, entre outras vantagens. Já para a mamãe reduz o risco de câncer de mama, ovário e endométrio e, principalmente, proporciona um momento único entre os dois.

Já a escolha por parto normal ou cesárea é uma decisão conjunta entre os pais e obstetra, sempre pensando nas condições da gestante e do bebê. Para aquelas que necessitarem do método cirúrgico, a anestesia pode passar um pouco de medo. Por isso, as enfermeiras do Centro Cirúrgico, Michelle Schuster e Vânia Friedrich, explicaram os tipos de anestesia e analgesia de parto. “A raquianestesia mantém a mãe totalmente consciente, ela consegue acompanhar todo o trabalho de parto. Já a anestesia geral é utilizada somente se necessário para o bem estar da mulher e do recém-nascido”, ressalta Michelle. As enfermeiras enfatizaram ainda a importância dos cuidados no pós-parto, seja ele de cesárea ou natural. Destacaram todos os procedimentos do pós-parto, desde o tempo necessário de descanso da mãe até a chegada do bebê ao quarto. 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.