NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

XIII Feira de iniciação à pesquisa Escola Zandoná

Nos dias 11 e 12 de julho, a Escola Zandoná recebeu com carinho a comunidade

Barra Funda

Data da Publicação da Notícia : 18/07/2018 - 09:25

 
Foto Notícia Geral

Nos dias 11 e 12 de julho, a Escola Zandoná recebeu com carinho a comunidade na XIII FEIRA DE INICIAÇÃO À PESQUISA. Momento de compartilhar o conhecimento construído pelos estudantes no decorrer do trimestre.

A pesquisa é um dos princípios que fazem parte do currículo escolar da Escola Zandoná a mais de 13 anos. Com o propósito de desenvolver o perfil do aluno pesquisador, o trabalho é realizado desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio e exige do educador e educando muita leitura, dedicação, postura e método. Desenvolve a oralidade, produção, análise e capacidade de problematizar temas de relevância social.

Com a socialização dos projetos de pesquisa, nos dois dias de intenso ato de educar e aprender, foi realizada a mística de abertura da Feira contando com a participação de um grande grupo de alunos que se disponibilizaram voluntariamente a se envolver na atividade. A abertura se fez numa perspectiva de levar a comunidade a refletir sobre o papel social que temos enquanto instituição, família e cidadãos. O objetivo foi questionar a realidade que promove a violência, o fascismo, a desigualdade. Ao invés disso, propõe-se a necessidade da humanização numa perspectiva coletiva para promoção do amor e da vida.

Na abertura desse ano, o personagem Narciso, ao mostrar sua essência egoísta introduz o contexto vivenciado no qual as atitudes individualistas infelizmente ganham espaço. Quem são os Narcisos hoje? Quando nos tornamos egoístas e individualistas? A representação mostrou também, a naturalização da ditadura do medo, ditadura política, ditadura tecnológica, ditadura do corpo, ditadura midiática.

A música de fundo “Homem Primata” da banda Titãs, faz menção a selva de pedras, organização social que torou-se um campo de batalha, em que apenas o mais forte consegue “sobreviver”. Em nosso contexto o sistema remete à ideia de desenvolvimento, de progresso enquanto a população é explorada pela mídia, pelo governo, pelo sistema produtivo. Populações inteiras escravizadas pela ganância ou dizimadas pelo ódio.

Na selva de pedras que vivemos, Frida Kahlo, ícone da revolução feminina, surge para romper com esses paradigmas, provoca uma mudança cultural sinalizando a necessidade da humanização, respeito ao outro, num pedido de coletividade. Frida trouxe em suas mãos a simbologia do cravo, da liberdade do povo, relembrando a Revolução dos Cravos ocorrida em Portugal em 1974. Sugere com essa mística uma revolução necessária que vai além da mudança de postura individual, mas que requer a transformação e a luta coletiva.

A mensagem final traz a ideia de que em vez de balas que matam, flores para todo o lado, significando o renascer da vida, da mudança e da liberdade.

Os alunos ficaram felizes ao verem seus trabalhos sendo assistidos e valorizados pela comunidade. Esta é uma prática que concretiza a concepção de educação problematizadora, voltada à realidade local e com o intuito da formação integral do indivíduo, tomando consciência de seu lugar no mundo e com o outro.

A Escola Zandoná agradece imensamente a todos os que colaboraram nas bancas, entrevistas e pesquisas de campo realizadas, às famílias que apoiaram seus filhos e estiveram na escola prestigiando o trabalho e aos participantes que tornaram possível a consolidação das Feiras de Iniciação à Pesquisa.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: Assessoria de imprensa - Barra Funda
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Laboratório Agronômica, de Porto Alegre, recebe visita técnica dos acadêmicos de Agronomia

 

Gabriel Chalita encanta educadores com a palestra “Educação para a Felicidade”

 

3ª KinderFest acontece dia 31 de outubro

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

Eleições 2018: Propostas de Guilherme Boulos (PSOL)

 

PRF, PC e BM prendem homem com mandado de prisão por roubo em Erechim

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul