Início Notícia Voltar

Hospital Unimed alerta sobre perigos do descarte incorreto de perfurocortantes

Algo muito valorizado pelo Hospital Unimed Noroeste/RS e difundido entre seus funcionários



Data da Publicação da Notícia : 12/07/2018 16:05 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

Algo muito valorizado pelo Hospital Unimed Noroeste/RS e difundido entre seus funcionários é a consciência ambiental. Desta forma, nova mobilização realizada nesta semana teve dois enfoques: reforçar a responsabilidade de cada um sobre a geração de resíduos e alertar sobre os perigos que o descarte incorreto de resíduos perfurocortantes causam ao meio ambiente e ao ser humano.

A equipe formada pelo Comitê de Perfurocortantes, Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) utilizou-se, criativamente, de instrumentos manuseados diariamente em ambiente hospitalar, para alertar sobre os perigos: em vidro com terra e garrafa pet com água, foram dispostos scalpes, agulhas, seringas, abocath, pontas de equipo, frascos-ampola, entre outros. A ideia pressupõe a terra em que poderão ser produzidos alimentos através da mão humana e a água que um dia poderá ser a única alternativa para consumo. Além disso, uma luva simulou mão ferida por agulha. “São instrumentos que fazem bem ao paciente, mas que podem ser prejudiciais se descartados de maneira incorreta”, explicou a enfermeira Dulcinara Maboni, da CCIH. A profissional destacou ainda, sobre pesquisa que prevê a redução de água potável no mundo em 25% até 2025, reflexo da falta de cuidado com a natureza.

“Outros povos tem relação de carinho, são amorosos com o meio ambiente”, apontou o gerente Assistencial e de Apoio do Hospital, Günter Melchiors, fazendo referência aos povos asiáticos, que deram mais uma vez exemplo recolhendo o próprio lixo produzido nas arquibancadas de estádios da Copa do Mundo na Rússia. “Para muitos, parece um enorme esforço se agachar, pegar um resíduos e colocar na lixeira”, reitera.

Além da preocupação de materiais perfurocortantes irem para lixeiras impróprias e pararem na natureza, levando anos para se decompor, estão também os acidentes que podem ser ocasionados durante o manuseio, seja por equipe assistencial, da higienização, de profissionais que fazem a conferência na Central de Resíduos, dos garis (ser descartados com lixo comum) ou até mesmo de outras pessoas que podem ter acesso. Para aqueles que atuam na área da saúde, por exemplo, o fato gera desgaste emocional muito forte. Isto porquê a exposição a materiais biológicos exige esforço para descobrir o paciente-fonte, podendo ser necessária a realização de exames (paciente e funcionário) ou até mesmo utilizar medicações, conforme conduta preconizada para o caso. “Cada acidente é um momento de muita ansiedade e bastante traumático”, finaliza o gerente.

A abordagem sobre o descarte correto de perfurocortantes foi realizada em diferentes turnos para abranger maior número de profissionais. As visitas ocorreram em setores como Unidades de Internação, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, Farmácia, Oncologia, Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório de Análises Clínicas. Outros setores que prestam atendimento assistencial serão visitados nos próximos dias.

Segurança no trabalho – A integridade e a segurança de seus profissionais é uma preocupação constante do Hospital Unimed Noroeste/RS. Por isso, desenvolve com frequência treinamentos e mobilizações sobre o manuseio adequado e a conscientização sobre o descarte correto dos diferentes instrumentos utilizados no ambiente de trabalho.

Em 2013, ainda de maneira inédita na região, o serviço implantou o uso de perfurocortantes com dispositivos de segurança de acordo com a Norma Regulamentadora - NR 32, do Ministério do Trabalho. Segundo o dicionário Michaelis, caracteriza-se como perfurocortante, material que “perfura e corta ao mesmo tempo”. Portanto, o dispositivo de segurança é um item integrado, com tecnologia capaz de reduzir o risco de acidente, mediante ativação do mesmo.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.