Início Notícia Voltar

Conferência debate sobre o Sistema Nacional de Educação



Data da Publicação da Notícia : 29/06/2018 00:00 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

Evento preparatório à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2018), a Conferência Municipal de Educação foi realizada em Palmeira das Missões nesta terça-feira (26), no Centro Cultural. O tema da CONAE este ano é “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, sendo o mesmo também debatido em Palmeira das Missões.

A programação reuniu professores das redes municipal, estadual e privada de ensino, universidades, movimentos sociais, sindicatos e diversas representatividades ligadas à área educacional. A organização ficou a cargo do Fórum Municipal de Educação (FME), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME), que são as instâncias envolvidas na discussão das políticas educacionais e programas governamentais, bem como responsáveis pela articulação entre todos os segmentos.

Pela manhã, foi realizada a abertura oficial, com apresentações artísticas e pronunciamento das autoridades pressentes. Pronunciaram-se o professor Rafael Lazzari, diretor da UFSM campus Palmeira das Missões; a professora Ana Jossade Felix Vieira, coordenadora da 20ª CRE; o vice-prefeito Lucio Borges; e a professora Nirlene Boeri, secretária municipal de Educação. Na sequência das atividades, foi apresentado o regimento da CONAE e o relatório de monitoramento de avaliação do Plano Municipal de Educação, abordando as 20 metas, seus indicadores e realizando considerações sobre seu cumprimento. Ambos os documentos foram aprovados por aclamação pelo público presente.

Já durante a tarde, ocorreram as deliberações a respeito dos oito eixos temáticos da CONAE, abordando os diversos aspectos relacionados às políticas educacionais, financiamento da educação, valorização da carreira docente, alfabetização, diversidade, entre outros. Nesta ocasião, o público dividiu-se em grupos para a relatoria de cada discussão, posteriormente apresentada no grande grupo.

Ao final da tarde, foram escolhidos os delegados que representarão Palmeira das Missões na etapa estadual do evento, que acontece nos dias 25 e 26 de agosto em Porto Alegre, sendo eles os professores João Souza (Fórum Municipal de Educação), Noemia Roveder (Conselho Municipal de Educação), Jolnei da Silva Bortoli (Ensino Superior - Unopar) e Ana Jossade Felix Vieira (20ª CRE).


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.