Início Notícia Voltar

Cirurgião Buco-Maxilo-Facial realiza pesquisa inédita no mundo



Data da Publicação da Notícia : 28/06/2018 00:00 por Assessoria de imprensa - HSVP

CapaNoticia
Banner Topo

O ensino, a pesquisa e a busca por novas técnicas são fundamentais para a evolução da medicina e áreas anexas e melhora na assistência aos pacientes. Como hospital de ensino certificado pelo MEC, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, apoia e incentiva o aprendizado e a busca por novos métodos. Recentemente o cirurgiãBuco-Maxilo-Facial, Dr. Renato dos Santos, que faz parte do corpo clínico do HSVP, desenvolveu uma pesquisa para dissertação de Mestrado na Universidade de Passo Fundo, criando uma técnica inédita mundialmente para o tratamento de pacientes que necessitam do uso da sonda gástrica. O estudo contou com a orientação do Professor Doutor Fernando Fornari.

O trabalho intitulado “Sondagem Orogástrica versus Nasogástrica: Um Ensaio Clínico Randomizado de grupos Cruzados" teve como objetivo executar um ensaio clínico para comparação entre sondagem nasogástrica convencional e orogástrica com fixação do conector de alimentação intraoral por amarria dental. “Atualmente as sondas gástricas, utilizadas para nutrição dos pacientes, é instalada através da via nasal, ficando a mostra no rosto do paciente, causando grande desconforto e estética altamente prejudicada identificando em alguns momentos exclusão social para os pacientes. Isto acaba gerando a não aceitação da utilização da sonda, relata o Cirurgião Maxilo-Facial.

No método pesquisado, a sonda é fixada dentro da boca, nos dentes, não ficando aparente. “A pesquisa foi realizada em 13 indivíduos onde comparamos a aceitação, tolerância, desconforto, praticidade, estética, fala, deglutição e mastigação, além de avaliar a influência de aceitação da sondagem nos diferentes padrões faciais dos voluntários. Nesta pesquisa, todos os quesitos do método inovador foram superiores exceto a mastigação que não mostrou diferença estatística”, salienta o pesquisador, pontuando ainda que, a sondagem orogástrica com fixação do conector de alimentação intraoral através de amarria dental é mais eficaz comparada a sondagem nasogástrica convencional, considerada até então padrão ouro.

O estudo segue para a fase de utilização em pacientes e processo de patente do  novo método.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.