Início Notícia Voltar

Carazinho: EEPROCAR recebe capacitação com estudadntes do curso Técnico em Segurança do Trabalho do CESURG

Os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do CESURG realizam uma capacitação junto aos alunos do ensino médio integrado e curso técnico em Agropecuária da Escola Estadual de Educação Profissional de Carazinho - EEPROCAR.



Data da Publicação da Notícia : 27/06/2018 00:00 por Assessoria de imprensa - CESURG

CapaNoticia

Estudantes do Técnico em Segurança do Trabalho desenvolvem atividades com alunos da EEPROCAR

Banner Topo

 

 

A atividade ocorreu ainda no mês de maio e resulta da proposta metodológica que o professor Romulo Tondo, docente do CESURG, adotou na componente curricular de “Língua Portuguesa” como forma de construir com os alunos habilidades de um futuro técnico na área. “Como técnicos em segurança do trabalho, muitos desses alunos atuarão no mercado de trabalho no ramo de capacitação. Sendo assim, foi pensando a partir das metodologias ativas, a construção de uma capacitação sobre os usos de EPIs. Essa experiência é uma construção coletiva que levou dois meses para ser consolidada certamente marcará a formação desses alunos”, argumenta o docente.

A construção dos conhecimentos teve o acompanhamento e colaboração técnica da professora Maikielli Zulpo, engenharia ambiental e engenharia de segurança do trabalho. A professora acredita que o material construído pelos alunos vai ao encontro das pessoas com maior necessidade de acesso a este tipo de informação. “Quando pegamos na área agrícola, identificamos uma escassez de profissionais qualificados. Esse trabalho realizado pelos alunos do curso técnico, além de contribuir para a conscientização de famílias rurais e estudantes do meio rural, proporcionaram o crescimento profissional deles, pois podarem se deparar com uma realizada da profissão”, afirma a engenheira.

Aprendendo a partir da prática

Um dos desafios da educação no século XXI é auxiliar as teorias as atividades práticas. Como forma de construção e desenvolvimento de competências no ensino dos cursos técnicos do CESURG, essa prática de ensino teórico e prático ocorre desde o primeiro semestre.

De acordo com o estudante do curso técnico Adriano Oliveira, esse tipo de atividade desenvolvida ao longo do semestre visa desenvolver competências importantes para um futuro profissional da área. "Essa atividade foi um enorme desafio apresentando a nós, levando em consideração os desafios que teremos que lidar enquanto profissionais da segurança do trabalho. É algo que nos estimulou e que nos fez pesquisar e buscar sobre uma área importante na sociedade atual a de uso de produto fitossanitários e os usos corretos dos equipamentos de proteção individual (EPI)”, comenta o aluno.

Adriano destaca a importância da atualização dos profissionais e propriamente a capacitação de profissionais em formação na área de segurança do trabalho. "É necessário que nós enquanto técnicos de segurança do trabalho sempre estejamos atualizados nas mais diferentes áreas da atuação, é uma área ampla e com muitos desafios. Assim, é importante estar sempre capacitados a atuar nas mais diferentes áreas da segurança do trabalho", enfatiza o estudante. Quer conhecer mais sobre o Técnico de Segurança do Trabalho, acesse www.cesurg.com.br e entre em contato com a coordenação do curso.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.