Início Notícia Voltar

Banda gaúcha se apresentará na Copa 2018 na Rússia

Série de shows durante o Mundial consolida o alcance internacional do grupo da Serra Gaúcha



Data da Publicação da Notícia : 22/06/2018 00:00 por

CapaNoticia
Banner Topo

O grupo caxiense de música instrumental Yangos está de malas prontas para embarcar à Rússia e consolidar sua fase mais internacional em 12 anos de carreira. Dia 3 de julho, chega à sede da Copa do Mundo 2018 para uma série de shows por meio do Brasil Music Exchange (BME). César Casara (piano), Cristiano Klein (cajón e bombo leguero), Rafael Scopel (acordeon) e Tomás Savaris (violão), únicos representantes do Sul do Brasil, vão dividir a atenção do público ao lado de nomes como Emicida, Hermeto Pascoal, Liniker e Mart’nália.

 

O convite para tocar durante a Copa do Mundo 2018 é mais uma conquista internacional entre as vividas nos últimos meses pelo Yangos, incluindo a indicação ao Grammy Latino, nos Estados Unidos, no final do ano passado, a participação em “La Feria Internacional de la Música” (FIMPRO) no México, em meados de maio, além de shows na Colômbia, Argentina, Uruguai. Antes de desembarcar na capital Russa, o grupo ainda faz shows em Portugal.

O convite para estar entre os representantes do Brasil na Copa do Mundo da Rússia surgiu ano passado, quando a Embaixada do Brasil levou o grupo para um show na Colômbia. A partir de então as negociações foram se intensificando. “Na verdade, estamos embarcando ainda sem saber quantos shows faremos, nem os locais certos. Mas temos a garantia de que tudo ocorrerá de forma profissional. Para a Yangos, a Copa já está ganha”, brinca Casara. “Estamos voando alto mesmo, o que é resultado de um trabalho sério consolidado ao longo dos anos”, comenta. A Yangos vai apresentar um repertório que contempla músicas de seus cinco discos, com destaque para Brasil Sim Senhor, cuja sonoridade reflete sua passagem por palcos de todas as regiões do país.

Música de primeira

Com a formação original inalterada, o quarteto da Serra Gaúcha tornou-se uma referência da música instrumental sul-brasileira, com a qual está rodando o mundo, literalmente. A fusão de milongas, chamamés e chacareras com o jazz e a música regional brasileira resulta em encontro potente e criativo de boa música. “Nos consideramos uma tribo, mais do que um grupo musical. Todos colaboram, todos se respeitam, todos são muito amigos. Chegamos aonde chegamos muito graças a essa cumplicidade. Aí a sonoridade flui naturalmente”, comenta Casara.

A carreira registra cinco discos, entre eles Pampa: Pátria de Todos, lançado em 2016, em parceria com o cantor argentino Dante Ramon Ledesma (recebeu uma premiação e três indicações ao Prêmio Açorianos de Música), Chamamé, indicado ao Grammy Latino e cuja produção é assinada pelo maestro do violão pampeano, o argentino Lúcio Yanel, e Brasil Sim Senhor. Esse último, lançado em 2018, integra o selo Natura Musical.

Sobre o BME

O Brasil Music Exchange (BME), projeto de exportação de música brasileira em parceria com a Brasil, Música & Artes (BM&A) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebeu 81 propostas de diversos gêneros musicais (27 instrumentais e 54 não-instrumentais) das cinco regiões do Brasil. A seleção foi feita pelos jurados Andrei Muchnik, editor do The Moscow Times; Hugo Casalinho, programador da Radio France International; e Ayrton Martini Filho, CEO da FAHM Cultura e Arte e secretário-geral da BM&A.

O gerente do BME, Leandro Ribeiro, comenta que, apesar da proporção de inscritos da região Sudeste ter sido maior, o projeto conseguiu selecionar candidatos de todos os locais e com diferentes estilos. “Não há uma classificação em termos de superioridade de uma banda sobre as outras. A seleção reflete a opinião dos jurados em relação à representatividade cultural brasileira na Copa, além de terem a responsabilidade de levar um Brasil diverso, criativo e único, para que a imagem da música do nosso país seja cada vez mais elevada. Com isso, acreditamos que o Brasil esteja bem representado e que as portas se abram para outros artistas”, ressalta.

Mais Yangos

O trabalho da Yangos está disponível em todas as plataformas de streaming, nos canais oficiais do Spotify, YouTube e Soundcloud, além do Facebook e Instagram @yangosoficial. Site oficial: www.yangos.com.br.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.