Início Notícia Voltar

Cães podem diagnosticar gripe infecciosa no frio

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou traqueíte, a tosse dos canis é uma das doenças



Data da Publicação da Notícia : 21/06/2018 00:00 por NorteRS

CapaNoticia
Banner Topo

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou traqueíte, a tosse dos canis é uma das doenças mais comuns entre os cachorros. Inclusive pode ser transmitida dos animais para as pessoas.

A mesma é altamente contagiosa e a incidência aumenta em climas frios. Por esse motivo é importante diagnosticar e tratar rapidamente o primeiro animal que apresentar os sintomas.

As formas de transmissão mais comuns se dão pelo contato direto entre um cão saudável e um contaminado, ou contato indireto, pelo ar, através de secreções respiratórias. A doença é transmitida tanto por um vírus quanto por uma bactéria. Dependendo o grau da doença, ela pode ser fatal.

Os principais sintomas são tosse em variados graus, espirros, secreção nasal purulenta e falta de apetite. Esses sinais podem se agravar caso ocorra uma infecção secundária. Caso os sintomas citados acima se assemelham com a condição do animal, é muito importante levá-lo ao veterinário.

O tratamento vai variar de acordo com o estágio que a doença se encontra. Nos casos mais brandos, por exemplo, o próprio organismo do animal pode se defender e desaparecer com os sintomas dentro de 4 dias e 3 semanas.

A prevenção ocorre por meio da vacinação da CH(A2)PPi/LR que protege contra o vírus parainfluenza e reduz os sintomas da infecção secundária. Além disso, é necessário um controle ambiental. Lugares arejados, limpos e com poucos animais diminuem muito a probabilidade de contágio. 

A Clínica Veterinária Pet Vida conta com a vacina importada Bronchiguard para a prevenção desta doença. Agende um horário e cuide do seu amiguinho.

A mesma está localizada na rua João Tesser, nº 867, Centro – Sarandi.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.