Início Notícia Voltar

Confira os vencedores do 29° Concurso Municipal de vinhos

No ultimo sábado (16), a comunidade sarandiense prestigiou o 29º Festivinho - Concurso municipal



Data da Publicação da Notícia : 20/06/2018 00:00 por NorteRS

CapaNoticia
Banner Topo

No ultimo sábado (16), a comunidade sarandiense prestigiou o 29º Festivinho - Concurso municipal para a escolha dos Melhores Vinhos Coloniais Artesanais de Sarandi.

Este evento é organizado pela Emater-RS/ASCAR, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Poder Público Municipal e Comunidade São Cristóvão Sobradinho.

Categoria Vinho tinto:

1° Colocado: - Dirceu Colombo – 350 pontos

2° Colocado: - Cesar Bergamaschi – 347 pontos

3° Colocado: - Claudio Polon – 330 pontos

4º colocado: - Adilson Koche – 324 pontos

5º colocado – Michel Sartori – 312 pontos

Categoria Vinho Branco:

1° Colocado: - Michel Sartori – 334 pontos

2° Colocado: - Sergio Novello – 324 pontos

3° Colocado: - Agostinho Polon – 319 pontos

4º colocado: - Claudir Magnabosco – 314 pontos

 

5º colocado: - Ivani Potrich – 314 pontos

Saiba mais sobre a produção no município

A vitivinicultura Sarandiense é desenvolvida pelos imigrantes italianos e tem passado por constantes desafios, após vários anos de sucesso e avanços, servindo de base econômica para muitas famílias e nos últimos anos foram observadas grandes mudanças em especial na redução da área cultivada, decorrente de dificuldades na comercialização, perda de produção e morte das vinhas, hoje Sarandi busca um novo caminho na vitivinicultura, alicerçado na sustentabilidade, geração de renda e novas tecnologias, muitos trabalhos são desenvolvidos para que além de manter as áreas remanescentes possamos retomar o caminho do crescimento, em especial na busca de uma produção com maior qualidade e manejo, agroindustrialização da uva e na qualificação dos vinhos e sucos aqui produzidos.

No Município de Sarandi, segundo levantamento realizado pela Emater-RS/Ascar são cultivados atualmente 105 hectares de videira com finalidade comercial, abrangendo nesta atividade 55 famílias de produtores, que estão envolvidos diretamente no setor, além destas muitas outras famílias tem seu sustento na vinificação e na comercialização da uva, vinhos, sucos e demais derivados. As principais cultivares são: Niágara branca, Niágara rosa, bordô, Isabel, Pinot e outras variedades novas introduzidas recentemente na região, em especial uvas de mesa e uvas tintas apropriadas para a produção de suco.

Há atualmente três cantinas registradas e três agroindústrias de Suco de uva que produzem anualmente mais de 2 milhões de litros de vinho e 300 mil litros de suco.

 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.