Início Notícia Voltar

Espetáculo â??OX??NTIâ?? é lançado oficialmente

Na última quinta-feira, dia 14 de junho, diversas autoridades estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores



Data da Publicação da Notícia : 19/06/2018 00:00 por

CapaNoticia
Banner Topo

Na última quinta-feira, dia 14 de junho, diversas autoridades estiveram presentes na Câmara Municipal de Vereadores participando do lançamento oficial do Espetáculo “OXÊNTI”.

O espetáculo movimentará um público de mais de 30 municípios da região, que prestigiarão o talento, habilidades e o sucesso de mais uma ação do Grupo Artístico Municipal.

Aprender a conviver com o outro, com as diferentes formas de pensar, sentir e agir, têm sido um grande desafio nos dias de hoje, pois cada vez mais torna-se indispensável a convivência coletiva.

Diante disso, as atividades ofertadas através da Política de Assistência Social visam contribuir no desenvolvimento das capacidades e autonomia dos usuários, bem como, para o fortalecimento das relações no âmbito da família e da comunidade e a ampliação do acesso aos direitos sócio assistenciais e das redes de relacionamento no território onde vivem e convivem.

As intervenções através de grupos que promovem encontros e afetam as pessoas, mobilizando-as e provocando transformações, são muito relevantes, pois as condições de vida interferem diretamente na forma como as pessoas se constituirão como sujeitos sociais, ou seja, nas escolhas que farão ao produzir e reproduzir a vida social.

Devido a esta importância, a este encantamento com o público “crianças e adolescentes”, é que se desenvolve este grandioso projeto com o grupo de Crianças e Adolescentes do Município de Barra Funda, através de um trabalho preventivo, protetivo e proativo. Trabalho este, que além de proporcionar o convívio social, a troca de experiência e saberes, visa prevenir ocorrências que interfiram no exercício da cidadania. Atuação proativa é imprescindível para materializar a atuação intencional preventiva e protetiva.

O Grupo Artístico Municipal iniciou suas atividades a mais de sete anos, e nos últimos anos vem intensificando suas atividades quanto à formação e informação, bem como no despertar e desenvolver as potencialidades individuais e coletivas.

Atendidos semanalmente no turno inverso ao escolar, neste ano, o grupo conta com 59 integrantes no turno da manhã e 31 integrantes no turno da tarde, sendo estes crianças e adolescentes estudantes e residentes em nosso município.

Esse público vem sendo coordenado e atendido pela SMAS e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Essas atividades são custeadas pelo município através da Secretaria de Assistência Social e pelos programas do Governo Federal: PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), Governo Estadual pelo FEAS (Fundo Estadual de Assistência Social) e Governo Municipal através FMAS (Fundo Municipal de Assistência Social).

Com este público, são realizadas atividades teatrais, dança, canto, orientações e informações. As atividades de formação e informação são realizadas por profissionais de diversas áreas, sendo estes tanto do quadro de funcionários, quanto de entidades do município.

Além disso, são realizadas atividades práticas na área do artesanato e da culinária. Desta forma, tem sido desenvolvido um significativo trabalho na área artística, do qual resultaram apresentações como:

  • Realização de abertura de eventos – locais e regionais;
  • Invasões Culturais: em escolas locais e da região;        
  • Serenatas;
  • Projeto de Conscientização no Trânsito;    
  • Natal do Imigrante;                          
  • Espetáculo Teatral e Musical Peter Pan; em 2011.
  • Espetáculo Teatral e Musical a Fantástica Fábrica de Chocolate; em 2012.
  • Espetáculo Teatral e Musical AQUAHARA; em 2013
  • Espetáculo Teatral e Musical GELÀRIA; em 2014
  • Espetáculo Teatral e Musical SONHOS; em 2015
  • Espetáculo Teatral e Musical TUM TUM; em 2016
  • Espetáculo Teatral e Musical EXPRESSO LITERÀRIO; em 2017

Considera-se importante salientar que o sucesso das atividades culturais no município tem sido muito importante para a comunidade, que além do envolvimento de toda a administração municipal (secretaria de obras, secretaria de educação, secretaria da administração, secretaria da agricultura e secretaria de saúde) toda a comunidade se envolve, são pais, familiares e voluntários em geral.

Neste ano, o Espetáculo “OXÊNTI”, será apresentado de 14 a 18 de agosto, e terá como cenário o sertão nordestino. Na caatinga, onde a seca, a fome e o lamento do povo é realidade, a imaginação ainda resiste na mente das crianças. Nina, uma menina comum, tem uma imaginação muito fértil. Basta uma palavra, uma frase dita por alguém, e ela já cria uma história em sua cabeça.

Personagens imaginários tomam conta do cenário, e interagem com Nina e a Pescadora de imaginação, na luta constante para libertar aquele povo dos Coronéis, dos Cangaceiros e de todo sofrimento que paira sobre o cerrado. Mas somente as pessoas de coração puro e aberto conseguirão enxergar esse mundo surreal.

Abra o seu coração e viaje com a gente na arte e na cultura nordestino.

“OXÊNTI” irá mesclar Teatro, Dança, Música e Artes Circenses, além de várias surpresas que mais uma vez prometem mexer com o público de toda a região.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.