Início Notícia Voltar

Operação Pólis combate a lavagem de dinheiro e organização criminosa

Na manhã deste sábado (16), a Polícia Civil deflagrou a Operação Pólis, na cidade de Passo Fundo, em combate aos crimes



Data da Publicação da Notícia : 18/06/2018 00:00 por Polícia Civil do Estado do RS

CapaNoticia
Banner Topo

Na manhã deste sábado (16), a Polícia Civil deflagrou a Operação Pólis, na cidade de Passo Fundo, em combate aos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Cerca de 430 policiais cumpriram 127 ordens judiciais, apreendendo mais de 100 veículos, entre carros e motocicletas, embarcações, armas, munições e documentos relacionados aos crimes. Três pessoas foram presas durante as diligências.

A ação da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Passo Fundo (Defrec) e da 6ª Delegacia de Polícia Regional, foi desencadeada após investigação iniciada em 2015, quando se constatou, que diversos veículos envolvidos na prática delituosa do “conto do bilhete” estariam sendo utilizados em Passo Fundo com placas de outros municípios. Verificou-se que determinados indivíduos para não serem identificados na cidades, falsificavam comprovantes de moradia para emplacar os veículos.

De acordo com o delegado Diogo Ferreira, titular da Defrec, existe no município um grupo criminoso especializado na prática de estelionato na modalidade do golpe do bilhete premiado. Segundo ele, Passo Fundo é conhecido nacionalmente como berço e escola desse tipo de crime. O grupo investigado não costuma agir em Passo Fundo, mas em outras cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, a partir de pequenas células.

“Os valores oriundos dos crimes são remetidos e aplicados em Passo Fundo onde os suspeitos, mediante o uso de contas de parentes e ‘laranjas’, praticam a lavagem de dinheiro, movimentando altos valores em imóveis e veículos de luxo, joias e festas caras. Eles costumam ostentar na sociedade”, contou o delegado.  

No curso das investigações, a Polícia Civil identificou mais de 180 envolvidos na atividade criminosa, entre pessoas físicas e jurídicas e localizou bens móveis e imóveis em nome de terceiros, o que motivou a representação pelas buscas, apreensão e bloqueio dos bens.

O Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt destacou a importância de ações como esta, que atinge diretamente o patrimônio das organizações criminosas e desbanca a cadeia de atuação do crime organizado.  

Participaram da ação, policiais das Delegacias da 6ª região policial, delegacias de diversas regionais do Departamento de Polícia do Interior (DPI), do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e da Divisão de Apoio Aéreo (DAA).


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.