Início Notícia Voltar

Sarandiense é campeão nacional na produtividade de soja

O produtor Gabriel Bonato, de Sarandi (RS), é o novo campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018



Data da Publicação da Notícia : 15/06/2018 00:00 por Assessoria de imprensa CESB

CapaNoticia
Banner Topo

O produtor Gabriel Bonato, de Sarandi (RS), é o novo campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O produtor gaúcho colheu 127,01 sacas de soja por hectare, em sua fazenda localizada na região norte do Rio Grande do Sul. O número representa mais do que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais. O anúncio do vencedor aconteceu nesta terça-feira (12/6), em Goiânia (GO).

 Gabriel Bonato faz parte da segunda geração da família que cultiva soja em Sarandi. Desde 2010, ele investe no aumento da produtividade em 116 hectares de soja plantados. O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou fatores climáticos e excelente histórico de manejo como razões para o ótimo resultado obtido. Foi a primeira participação do produtor no Desafio do CESB.

 O segundo lugar no Desafio 2017/2018, ficou com Vitor Alexandre Ceolin, que colheu em uma área irrigada 113,04 sc/ha. O resultado também foi obtido no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pinhal Grande. Desta forma, Ceolin também se tornou o campeão nacional de produtividade em áreas irrigadas. Neste ano, a premiação dos campeões do CESB ocorreu junto à oitava edição do Congresso Brasileiro de Soja, promovido pela Embrapa, na cidade de Goiânia.

 Mais vencedores

 Na ocasião, também foram premiados os campeões de produtividade nas demais regiões do país. Na Região Sudeste, o vencedor foi a família Guimarães, da cidade de Serra do Salitre (MG), que colheu 108,96 sc/ha. Nas regiões Norte e Nordeste, o vencedor do Desafio foi Marcelino Flores de Oliveira da cidade de São Desidério (BA). No Centro-Oeste, a produtora Dilma Aparecida Brito Baron foi a campeã com a marca de 100,44 sc/ha registrada na cidade de Cabeceiras (GO).

 A 10ª edição do Desafio do CESB recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais soja na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi justamente o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a sua criação, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o país. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.

Plataforma de conhecimento

Nos próximos anos, o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade agrícola nacional. Para isso, iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar esse objetivo, com a sustentabilidade e a rentabilidade dos campeões do Desafio. “O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade”, explica Nery.

Os campeões do CESB 2017/2018

Nomes

Cidade

Produtividade (sc/ha)

Titulação

GABRIEL BONATO

SARANDI, RS

127.01

CAMPEÃO NACIONAL

GABRIEL BONATO

SARANDI, RS

127.01

CAMPEÃO SUL

VITOR ALEXANDRE CEOLIN

PINHAL GRANDE, RS

113.04

CAMPEÃO IRRIGADO

FAMILÍA 

A. GUIMARÃES

SERRA DO 

SALITRE, MG

108,96

CAMPEÃO SUDESTE

MARCELINO FLORES 

DE OLIVEIRA

SÃO DESIDÉRIO, BA

104,4

CAMPEÃO 

NORTE/NORDESTE

DILMA APARECIDA 

BRITO BARON

CABECEIRAS, GO

100,44

CAMPEÃO CENTRO-OESTE


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.