Início Notícia Voltar

Veterinária São Chico Alerta sobre o perigo de medicações inibidores de cio para seu PET



Data da Publicação da Notícia : 17/04/2018 00:00 por

CapaNoticia
Banner Topo

Uma única dose de vacina/injeção inibidora de cio ou de comprimido anticoncepcional já aumenta consideravelmente as chances da fêmea desenvolver piometra e câncer de mama. Por isso, não administre este tipo de produto na sua amiguinha para eliminar cios e prevenir gestações.

A castração é o único método contraceptivo indicado, seguro e que previne doenças no trato reprodutivo do seu pet e elimina os cios e as crias indesejadas de forma efetiva!

A piometra debilita muito o animal de forma rápida e exige tratamento emergencial clínico de internação, seguido de cirurgia de Ovariohisterectomia Terapêutica (castração) e, se não for tratado a tempo, leva a paciente a óbito.

Os sinais mais comuns são inapetência, prostração, vômito, diarreia, aumento da ingestão hídrica, febre e, pode ocorrer presença ou não de secreção vaginal.

Para alertar ainda mais sobre o perigo que é a utilização de medicamento inibidores de cio, a médica veterinária Samara Baum conta a história da paciente canina, mix de Pastor Alemão, dois anos de idade, apresentando extrema prostração, anorexia, polidipsia (tomando muita água), aumento de volume abdominal, vômito e presença de secreção purulenta na vagina. Histórico de aplicação de duas doses de Vacina Inibidora de Cio. 

Segundo Samara, a paciente apresentava quadro clínico compatível com piometra, que acomete cadelas e gatas não castradas de todas as idades - especialmente fêmeas idosas. 

“A paciente foi atendida na São Chico - Clínica Veterinária e Pet Shop. A mesma passou por consulta e foi imediatamente internada. Posteriormente realizou exame de ultrassonografia e exames de sangue. Em seguida, após ser estabilizada, passou pela Ovariohisterectomia Terapêutica de emergência (castração). A cirurgia correu bem, a paciente ficou internada por dois dias para tratamento intensivo para diminuir os danos da infecção causados ao organismo. E foi liberada para tratamento pós-operatório domiciliar”, comenta a médica veterinária Samara Baum.

Se seu animalzinho apresentar alguma alteração, não espere, entre em contato com a Veterinária São Chico pelo telefone (54) 3361-4348.

A São Chico conta com atendimento de Médica Veterinária com especializações nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos, oferecendo serviços de Cirurgia, Internação, Exames Laboratoriais, Exames de Ultrassonografia e Farmácia Veterinária.

A empresa está localizada na Rua Amós Filipi, nº 16, Bairro Universitário (Próximo à UPF), no município de Sarandi.

Tudo o que você e seu peludinho precisam em um só lugar, com atendimento e equipe especializada, prezando sempre pela credibilidade, profissionalismo, competência, respeito e muito amor aos nossos clientes e pacientes!


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.