NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

ESTÔNIA: Uma sociedade digital

Data da Publicação da Notícia : 04/06/2018

 
Foto Notícia Geral

Estive na Estônia com a missão de conhecer a fundo o que é e como funciona o ecossistema de uma sociedade digitalizada. Muito ouvimos falar sobre evolução, futuro e tendências do mundo digital, mas para este pequeno país no leste Europeu este futuro já é realidade.

Com aproximadamente 1,25 milhões de habitantes, distribuídos em uma área total de 45,2 mil km2, a Estônia possui 99% dos serviços públicos disponíveis online. O ecossistema denominado de "e-Estônia" permite que o acesso a diversos serviços públicos, documentos pessoais, receitas e histórico médico, fechamento e assinatura de contratos, transações bancárias, registro de nascimento, declaração de impostos, pagamento de taxas, abertura de empresas e até de votar, tudo com alguns cliques.

E quais são os pilares deste ecossistema? Identificação única do cidadão; internet é um direito social; segurança, verdade e confiança por definição ideológica; e uma plataforma (denominada X-Road) para a conexão de diferentes sistemas, formaram a base para que "e-Estônia" se tornasse realidade. Com uma identidade única e milhares de dados trafegando na internet, a estrutura de segurança e de privacidade dos dados ganha evidência.

O Governo preza pelos dados dos cidadãos, contudo, em caso de vazamento de informações procura sempre tratar o assunto com muita transparência perante o cidadão. Com isso, todo cidadão tem acesso para saber exatamente quando e quem acessou seus dados, tendo autonomia de restringir o acesso a eles e de denunciar acessos indevidos. Esse registro unificado e imutável é a fórmula que levou o país a encabeçar tendências tecnológicas, como o "blockchain", e a se tornar referência mundial no assunto.

Preocupada com o futuro deste ecossistema digital a Estônia incentiva crianças, desde os sete anos de idade, a aprendem programação e robótica. Os professores, por sua vez, já estão sendo preparados para o uso de material didático 100% digital. Com isso, as novas gerações são influenciadas, capacitadas e engajadas por um senso coletivo necessário para o mundo digital.

Biografia do autor Eric ingressou na Acesso Digital em 2012, durante esse tempo ele liderou equipes de alta performance e projetos críticos de Tecnologia da Informação, Service Desk, Segurança da Informação e privacidade de dados.

Publicidade 660-110
 
 
TAGS: artigo, Estônia, sociedade, digital
CATEGORIA: Colunistas
Fonte: Eric Alberto
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

A criativa logística reversa do Brasil

 

O vulcão social

 

Insatisfação no trabalho. O que fazer?

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

PRF apreende mais de 14 quilos de cocaína na BR 480 em Erechim

 

Palmeira das Missões: Servidores participam de reunião sobre o SUSAF

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul