Início Notícia Voltar

Vereadores dão explicações durante a ultima sessão da Câmara de Vereadores

NULL



Data da Publicação da Notícia : 26/03/2018 10:42 por Assessoria de Imprensa - Câmara de Vereadores

CapaNoticia

NULL

Banner Topo "

 

O Presidente do Legislativo Airton Ortizaproveitou para explanar a respeito de sua viagem à Brasília, junto dos vereadores Alex Rodrigues e Wilmar José de Azeredo.

Mencionou que o proprietário do Jornal A Região Helmuth Walter Schmitt Prym, solicitou a ele informações a respeito de sua ida à Brasília, para que fosse publicada matéria a respeito, ressalta que o pedido será atendido. Deixou registrado, que na quarta-feira, dia 21/02/2018, às 10:30, receberá em seu Gabinete, profissionais do Senai, para tratar de assuntos referentes ao Centro Tecnológico, e que o coordenador de educação do Senai em Carazinho, Luis Parker, demonstrou interesse em trazer novos cursos para o Município de Sarandi, caso haja reformas no Centro Tecnológico.

O vereador Alex Antônio Rodrigues faz uso da palavra: esclarece que está no aguardo do envio dos ofícios, por parte dos deputados, aos Ministérios, deixando as indicações referentes aos pedidos dos vereadores. Relembra o “tumulto” causado por tal viagem, onde um secretário do Município de Sarandi “postou besteiras”, e considera tal episódio uma lástima, pois bastaria uma ligação e o motivo da viagem dos vereadores teria sido esclarecido. Informa que a viagem foi bastante proveitosa, pois conseguiram ao todo R$ 950.000,00 para a área de saúde, e outros R$ 500.000,00 para pavimentação. Todavia, deixa claro que há dificuldade para buscar recursos para pavimentação, pois poucos deputados colocam recursos no Ministério das Cidades e no Ministério do Turismo, os dois únicos Ministérios de onde é possível arrecadar verbas para pavimentação asfáltica e calçamento. Avisa aos colegas vereadores que, a respeito do convite para a palestra do Leandro Karnal e no evento do Jornal Folha da Produção, os vereadores interessados confirmem presença até terça-feira, às 17:00. Informa, também, reunião do Sindicato dos Servidores Municipais de Sarandi a respeito do reajuste salarial para o ano de 2018, marcada para terça-feira, dia 20/02/2018 às 17:00 nas dependências da Câmara Municipal de Sarandi.

Vereador Rudimar Signor:

Cumprimenta a todos e diz que por ser do interior sempre está solicitando melhorias das estradas, cita que ao visitar algumas comunidades do interior os moradores pediram melhorias urgente, dentre elas, no acesso da BR 386 ao Distrito de Ati-açu, pois em reunião da terceira idade está sendo solicitado. O Vereador pede que através da Secretaria de Obras, sejam atendidas as solicitações com urgência, principalmente na Linha Coxo, onde existe uma ponte próximo a casa do Sr. Luiz Tonello, na qual traz preocupações aos agricultores que se aproxima da safra e a mesma está em péssimas condições podendo causar acidentes com caminhões e colheitadeiras.

Vereadora Norma Schu Ewerling:

Cumprimenta a todos e salienta que, segunda-feira (26) começa o ano letivo da rede municipal de ensino, e são mais de dois mil alunos envolvidos no ensino fundamental e infantil. Salienta continuar os programas como café, almoço uniforme e mochilas nas escolas, sendo que o material escolar sempre foi entregue no mês de março, no qual já foi licitado, para ser entregue com maior brevidade. Ressalta que os pais ficam felizes que os seus filhos estão recebendo os matériais escolares, pois nem sempre os pais têm condições financeiras para adquiri-los. Expôs que a coordenação de Educação através da Coordenadora Márcia Beckmann e sua equipe, também estão organizando o transporte escolar, pois o município está com apenas 136 alunos esperando para obter uma vaga na creche, sendo alunos de 0 a 3 anos, e o município tem a obrigatoriedade de atender crianças de 4 a 5 anos, faixa etária de pré escolar e jardim sendo matriculados na educação infantil. A Vereadora Lembrou da importante palestra que será ministrada pelo historiador Leandro karnal aos professores e realizou o convite aos vereadores.

Vereador Erni Maciel da Silva PDT:

 cumprimenta a todos e de imediato questiona a Vereadora Norma, pois achar engraçado que, sua neta vai na creche e o mesmo gastou mais de duzentos reais em materiais escolares, ai se pergunta se é realmente de graça. Se diz feliz por estar na posição de Vereador Municipal, e ter condições de comprar, mas aqueles pais que vivem em situação difícil, lhe deixa preocupado, pois é brabo a vereadora dizer algo, sendo que, na Creche Vó Adélia gastou para sua neta mais de duzentos reais em materiais escolares.

Vereador Paulo José Collet PP. Dirige-se ao vereador Erni Maciel, questionando a respeito da idade de sua neta, que não teria recebido material escolar do Município. Dá ao conhecimento que os uniformes são distribuídos do tamanho 2 ao extra grande, e que não sabe se a neta do vereador Erni se enquadraria. Aproveita para noticiar que a Secretaria de Habitação está intensificando os trabalhos para compra de terrenos, uma necessidade do Município e de muitas famílias que desejam construir suas casas. Também informa que há um estudo para aquisição de 300 lixeiras, as quais serão distribuídas pelo Município.

Vereador  Wilmar José de Azeredo:

Cumprimenta a todos  e comunica que sua viagem à Brasília foi extremamente proveitosa, e esclarece que não há nenhuma contrapartida na arrecadação de tais recursos, pois são destinados aos Municípios que demonstrarem interesse nos mesmos. Aproveita, ainda, para relembrar a lástima que foi o aumento da taxa de lixo, pois enquanto uns buscam recursos para melhorar a vida da população, outros “jogam carga nas costas do povo”.

O vereador Claudinor Alberto Lorini abre mão da palavra.

Vereador Edson Tadeu Cezimbra :

Cumprimenta o Público que acompanha os trabalhos do Legislativo. Dirige-se ao vereador Wilmar, enfatizando que a busca de recursos cabe, muitas vezes, aos vereadores, e reconhece a importância da viagem dos vereadores Alex Antônio Rodrigues, Airton Ortiz e Wilmar José de Azeredo à Brasília. Em relação ao valor de aumento da taxa de coleta de lixo, o vereador Cezimbra solicita que seja enviado ofício ao Executivo, pedindo esclarecimentos a respeito desse aumento. Enfatiza que é dever de todos cobrar investimentos na área de coleta do lixo. Comemora, ainda, a entrega de dois veículos para a área de segurança pública no Município de Sarandi, através de convênio firmado entre a Polícia Civil e Brigada Militar com o Município, com verbas destinadas pela Câmara Municipal. Anuncia, ainda, que a ideia é adquirir fuzis para as unidades policiais de Sarandi.

Líder da Bancada do PP, Ver. Oclides Barbieiro.

Dirige-se ao vereador Rudimar Signor, reconhecendo que o vereador tem razão ao afirmar que as estradas do Distrito Ati-Açú estão péssimas, mas que recentemente esteve tratando com o secretário de obras a respeito do assunto e que, caso não tenha iniciado, logo a Secretaria de Obras iniciará os trabalhos no Distrito Ati-Açú. Dirigindo-se ao vereador Erni Maciel, prontamente comunica ao mesmo que Sarandi é exemplo na área de educação. A respeito da viagem à Brasília, o vereador Oclides Barbiero reconhece a importância da mesma, bem como enfatiza a importância de prestar atenção aos deputados que destinam verbas ao Município de Sarandi.

Vereadora e Líder da Bancada do PDT, Denise Gelain:

Agradece a agilidade para atender ao pedido de que as sessões da Câmara fossem transmitidas via facebook, pois é algo elogiado pela população que não pode se fazer presente nas sessões. Em relação ao projeto anteriormente lido, que visa ao amparo aos idosos, a vereadora o vê com bons olhos; além disso, a vereadora expressa seu desejo de que o Prefeito Municipal Sr.Leonir Cardoso, olhe com carinho para seu pedido a respeito da criação do Conselho Municipal da Mulher, pois a partir disto é possível angariar recursos que venham ao encontro dos esforços de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como ensejar maior empoderamento da mulher sarandiense. Mudando de tópico, a vereadora Denise Gelain recomenda que o calendário de vacinação seja remodelado, pois já ouviu queixas a respeito do assunto, como, por exemplo, a vacinação contra a febre amarela, que necessitaria de agendamento. (Lori Luiz vargas de Oliveira-Divulgação Câmara de Vereadores)

"

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.