NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Assembleia de Verão da Famurs reúne mais de 200 prefeitos em Torres

Teve início na manhã desta quinta-feira,22, a tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs...

Data da Publicação da Notícia : 23/02/2018 -

 
Foto Notícia Geral

"

Teve início na manhã desta quinta-feira,22, a tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs, o encontro reune cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), no litoral gaúcho. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios” a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.

Amzop

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, participa do evento, assim como a maioria dos Prefeitos da região. De Carli disse que no evento são abordados assuntos de grande importância e que dizem respeito diretamente à vida dos municípios.

Durante a abertura do evento, o governador José Ivo Sartori anunciou o pagamento de R$ 128 milhões para os municípios referentes à dívida que o Estado possui na área da saúde. “Acredito que até o final do mês vamos quitar essa dívida que já estava empenhada dos anos 2015, 2016 e 2017”, afirmou o governador. Para o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o encontro tem o objetivo de discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios. “A cada dia temos um novo obstáculo a vencer. Sem a união de todos os poderes e os gestores não conseguiremos superar os obstáculos. Precisamos de união para que haja a mudança que estamos buscando, pois é no município que a vida acontece”, afirmou Salmo.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou a importância de os gestores buscarem seus recursos. “Somente mobilizando seus deputados conseguiremos resultados e a mudança que todos os municípios precisam” concluiu Ziulkoski. Já o prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, falou sobre mudanças e a importância da Famurs nesse processo. “Hoje nós temos uma Federação forte que defende a união de todos os municípios porque é ela que dá voz e força para que os gestores sejam ouvidos”, concluiu.

O presidente do TCE, Iradir Pietroski, lembrou das dificuldades em se administrar um órgão público. “Não podemos desistir, precisamos pensar sempre na comunidade e fazer o nosso melhor”, concluiu. O representante da defensoria pública Dr. Sandro Santos da Silva, abordou a importância dos direitos humanos. “ A nossa atuação de direitos e deveres procura empoderar o cidadão. Nós procuramos sempre alcançar o atendimento pleno e integral das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social” explanou Sandro Santos.

O representante da Assembleia Legislativa, deputado Ciro Simoni, parabenizou o tema do encontro. “ A mudança muitas vezes precisa começar na nossa casa, no nosso município. Alguns prefeitos já iniciaram esse processo, mas precisamos fazer mais para que as coisas aconteçam” concluiu.

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus, afirmou que “esses encontros fortalecem o pleito das entidades municipalistas e melhoram a vida de toda população”. Já o anfitrião do evento, o prefeito de Torres, Carlos Alberto Matos de Souza acrescentou que mudanças precisam ser feitas e não se pode fazer nada sozinho é preciso ter parcerias. “A força dos prefeitos proporciona movimentos fundamentais para o benefício das comunidades gaúchas”, declarou.

Também participaram da abertura do evento o procurador-geral de Justiça do RS Fabiano Dallazen, a primeira-dama de Torres, Susi Cristina da Rosa de Souza, a primeira-dama da Amlinorte, Maria Elisete Germano, a primeira-dama de Rio dos Índios e idealizadora do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), Adriane Perin de Oliveira, o diretor regional da Caixa Econômica Federal, Hélio Luiz Duranti, e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

A abertura do evento, que conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Corsan e Badesul; e com o apoio do Detran/RS; da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres; da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), teve ainda a participação dos músicos Ernesto Fagundes e Bagre Fagundes entoando o hino rio-grandense.

Assinaturas de documentos

Durante a abertura da Assembleia de Verão da Famurs, o governador José Ivo Sartori assinou o decreto que institui o grupo de trabalho com finalidade de analisar alternativas a encontro de contas entre créditos e débitos do Estado com os municípios. Também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, Famurs e BRDE, com objetivo de promover ações conjuntas para a realização de palestras, seminários e outros eventos congêneres, visando o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul e o fomento e a divulgação de oportunidades de investimentos. O documento foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o presidente do BRDE, Odacir Klein.

Foi realizada, ainda, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, visando firmar, em regime de colaboração, a utilização do software de gestão do transporte escolar pelos municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul. O acordo foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer.

Também foi assinado um termo de parceria institucional entre a Famurs e a Corsan. Além de dois contratos no valor total R$ 545 milhões entre a prefeitura de Torres e a Caixa Econômica Federal.

23 de fevereiro de 2018 – Sexta-feira

 

9h

 

Palestra sobre Governança

– Augusto Nardes, Ministro do TCU.

 

10h

 

Painel: Governo Federal – Impacto das Reformas nos Municípios

– Mediação:  cientista político Rodrigo Giacomet

 

11h

 

Painel: O Municipalismo na Pauta do Senado Federal

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Lasier Martins Senador da República.

Mediação: cientista político Rodrigo Giacomet

 

12h

 

Intervalo para almoço

 

13h15

 

Apresentação institucional

– GEOPIX

 

13h30

 

Painel: Assédio moral no serviço público

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM)

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Maria Helena Sartori primeira-dama do Estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos;

– Silvana Covatti, Deputada Estadual;

– Gláucia Schumacher, Vice-Prefeita de Lajeado;

– Margarete Simon Ferretti, Prefeita de Nova Santa Rita;

– Paula Schild Mascarenhas, Prefeita de Pelotas;

– Eliani Mesacasa Trentin, Prefeita de Camargo;

– Cleni Paz Da Silva , Prefeita de Alegrete;

– Vilma Arnold –  Psicóloga;

– Eduardo Raupp – Advogado;

– Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos.

Mediação: jornalista Laura Medina (Grupo Bandeirantes)

 

15h

 

Painel: Visão de Futuro para o Rio Grande

Pré-candidatos ao governo do Estado

– Jairo Jorge, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT;

– Miguel Rossetto, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT;

– Eduardo Leite, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB;

– Mateus Bandeira, Pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Novo;

– Delegado Ranolfo Vieira Júnior, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PTB;

– Luiz Carlos Heinze, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Progressistas;

– Antonio Weck, pré-candidato ao Governo do Estado pelos Progressistas.

Mediação: Mediação: jornalista Felipe Vieira (Grupo Record)

 

17h

 

Pocket show com Neto Fagundes e Ernesto Fagundes e encerramento do even

 

 

"

Publicidade 660-110
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Assessoria de Imprensa - AMZOP
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Assinada Ordem de Início para Construção da Nova Escola no Bairro Vicentinos

 

Prefeitos da Amzop participarão de roteiro turístico regional

 

Aprovada a lei anticorrupção contra a administração pública

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Amostragem de solo

 

PRF faz escolta para mulher grávida em Sarandi

 

Expoacisa 2018 é lançada em clima de otimismo

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul