Início Notícia Voltar

Assembleia de Verão da Famurs reúne mais de 200 prefeitos em Torres

Teve início na manhã desta quinta-feira,22, a tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs...



Data da Publicação da Notícia : 23/02/2018 10:45 por Assessoria de Imprensa - AMZOP

CapaNoticia

NULL

Banner Topo "

Teve início na manhã desta quinta-feira,22, a tradicional Assembleia Geral de Verão dos prefeitos gaúchos. Promovido pela Famurs, o encontro reune cerca de 450 gestores municipais, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais, na Sociedade Amigos da Praia de Torres (SAPT), no litoral gaúcho. Com o tema “A mudança nas mãos dos municípios” a edição deste ano pretende promover um amplo debate sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.

Amzop

O presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli, participa do evento, assim como a maioria dos Prefeitos da região. De Carli disse que no evento são abordados assuntos de grande importância e que dizem respeito diretamente à vida dos municípios.

Durante a abertura do evento, o governador José Ivo Sartori anunciou o pagamento de R$ 128 milhões para os municípios referentes à dívida que o Estado possui na área da saúde. “Acredito que até o final do mês vamos quitar essa dívida que já estava empenhada dos anos 2015, 2016 e 2017”, afirmou o governador. Para o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, o encontro tem o objetivo de discutir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios. “A cada dia temos um novo obstáculo a vencer. Sem a união de todos os poderes e os gestores não conseguiremos superar os obstáculos. Precisamos de união para que haja a mudança que estamos buscando, pois é no município que a vida acontece”, afirmou Salmo.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembrou a importância de os gestores buscarem seus recursos. “Somente mobilizando seus deputados conseguiremos resultados e a mudança que todos os municípios precisam” concluiu Ziulkoski. Já o prefeito em exercício de Porto Alegre, Gustavo Paim, falou sobre mudanças e a importância da Famurs nesse processo. “Hoje nós temos uma Federação forte que defende a união de todos os municípios porque é ela que dá voz e força para que os gestores sejam ouvidos”, concluiu.

O presidente do TCE, Iradir Pietroski, lembrou das dificuldades em se administrar um órgão público. “Não podemos desistir, precisamos pensar sempre na comunidade e fazer o nosso melhor”, concluiu. O representante da defensoria pública Dr. Sandro Santos da Silva, abordou a importância dos direitos humanos. “ A nossa atuação de direitos e deveres procura empoderar o cidadão. Nós procuramos sempre alcançar o atendimento pleno e integral das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social” explanou Sandro Santos.

O representante da Assembleia Legislativa, deputado Ciro Simoni, parabenizou o tema do encontro. “ A mudança muitas vezes precisa começar na nossa casa, no nosso município. Alguns prefeitos já iniciaram esse processo, mas precisamos fazer mais para que as coisas aconteçam” concluiu.

O presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus, afirmou que “esses encontros fortalecem o pleito das entidades municipalistas e melhoram a vida de toda população”. Já o anfitrião do evento, o prefeito de Torres, Carlos Alberto Matos de Souza acrescentou que mudanças precisam ser feitas e não se pode fazer nada sozinho é preciso ter parcerias. “A força dos prefeitos proporciona movimentos fundamentais para o benefício das comunidades gaúchas”, declarou.

Também participaram da abertura do evento o procurador-geral de Justiça do RS Fabiano Dallazen, a primeira-dama de Torres, Susi Cristina da Rosa de Souza, a primeira-dama da Amlinorte, Maria Elisete Germano, a primeira-dama de Rio dos Índios e idealizadora do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM), Adriane Perin de Oliveira, o diretor regional da Caixa Econômica Federal, Hélio Luiz Duranti, e o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.

A abertura do evento, que conta com os patrocínios de Caixa Econômica Federal; BRDE; Corsan e Badesul; e com o apoio do Detran/RS; da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Torres; da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), teve ainda a participação dos músicos Ernesto Fagundes e Bagre Fagundes entoando o hino rio-grandense.

Assinaturas de documentos

Durante a abertura da Assembleia de Verão da Famurs, o governador José Ivo Sartori assinou o decreto que institui o grupo de trabalho com finalidade de analisar alternativas a encontro de contas entre créditos e débitos do Estado com os municípios. Também foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, Famurs e BRDE, com objetivo de promover ações conjuntas para a realização de palestras, seminários e outros eventos congêneres, visando o desenvolvimento dos municípios do Rio Grande do Sul e o fomento e a divulgação de oportunidades de investimentos. O documento foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o presidente do BRDE, Odacir Klein.

Foi realizada, ainda, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, visando firmar, em regime de colaboração, a utilização do software de gestão do transporte escolar pelos municípios integrantes do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul. O acordo foi assinado pelo governador José Ivo Sartori, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o secretário de Estado da Educação, Ronald Krummenauer.

Também foi assinado um termo de parceria institucional entre a Famurs e a Corsan. Além de dois contratos no valor total R$ 545 milhões entre a prefeitura de Torres e a Caixa Econômica Federal.

23 de fevereiro de 2018 – Sexta-feira

 

9h

 

Palestra sobre Governança

– Augusto Nardes, Ministro do TCU.

 

10h

 

Painel: Governo Federal – Impacto das Reformas nos Municípios

– Mediação:  cientista político Rodrigo Giacomet

 

11h

 

Painel: O Municipalismo na Pauta do Senado Federal

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Lasier Martins Senador da República.

Mediação: cientista político Rodrigo Giacomet

 

12h

 

Intervalo para almoço

 

13h15

 

Apresentação institucional

– GEOPIX

 

13h30

 

Painel: Assédio moral no serviço público

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM)

– Ana Amélia Lemos Senadora da República;

– Maria Helena Sartori primeira-dama do Estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos;

– Silvana Covatti, Deputada Estadual;

– Gláucia Schumacher, Vice-Prefeita de Lajeado;

– Margarete Simon Ferretti, Prefeita de Nova Santa Rita;

– Paula Schild Mascarenhas, Prefeita de Pelotas;

– Eliani Mesacasa Trentin, Prefeita de Camargo;

– Cleni Paz Da Silva , Prefeita de Alegrete;

– Vilma Arnold –  Psicóloga;

– Eduardo Raupp – Advogado;

– Marcia Rossatto Fredi, prefeita de Fortaleza dos Valos.

Mediação: jornalista Laura Medina (Grupo Bandeirantes)

 

15h

 

Painel: Visão de Futuro para o Rio Grande

Pré-candidatos ao governo do Estado

– Jairo Jorge, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT;

– Miguel Rossetto, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PT;

– Eduardo Leite, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PSDB;

– Mateus Bandeira, Pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Novo;

– Delegado Ranolfo Vieira Júnior, pré-candidato ao Governo do Estado pelo PTB;

– Luiz Carlos Heinze, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Progressistas;

– Antonio Weck, pré-candidato ao Governo do Estado pelos Progressistas.

Mediação: Mediação: jornalista Felipe Vieira (Grupo Record)

 

17h

 

Pocket show com Neto Fagundes e Ernesto Fagundes e encerramento do even

 

 

"

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.