NORTE RS - -
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Grupo de hipertensos realiza primeiro encontro do ano

Na última semana os Grupos de Hipertensos de Barra Funda realizaram o primeiro encontro do ano. Na oportunidade, participaram de uma...

Barra Funda

Data da Publicação da Notícia : 16/02/2018 -

 
Foto Notícia Geral

"

Na última semana os Grupos de Hipertensos de Barra Funda realizaram o primeiro encontro do ano. Na oportunidade, participaram de uma palestra com a enfermeira do Posto de Saúde sobre o tema: Fevereiro Roxo e a conscientização sobre o Mal de Alzheimer.

Além da conscientização sobre o Mal de Alzheimer, o Fevereiro Roxo também aborda a conscientização da Fibromialgia e Lúpus.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), no Brasil há cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade e 6% destes sofrem de Alzheimer. Nos EUA é a quarta doença que mais mata pessoas idosas entre 75 e 80 anos, perdendo apenas para o infarto, o derrame e o câncer.

A maioria de seus pacientes são pessoas idosas. A doença tem início com demência (principal causa) e/ou perda das funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), devido à morte das células cerebrais, o que faz reduzir a capacidade de realizar tarefas simples, interferindo no comportamento e na personalidade.

Sintomas

Inicialmente, o paciente perde sua memória mais recente, podendo até lembrar com precisão os acontecimentos de anos atrás, mas esquecer de ações simples, como ter acabado de realizar uma refeição.

Com a evolução do quadro, a doença causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.

A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.

Grupos de risco

1. Pessoas idosas de 60 a 80 anos

Contudo, esta é uma condição que ninguém pode mudar, mas ela é, indiscutivelmente, o mais reconhecido fator de risco.

Embora a prevalência do Mal de Alzheimer aumente com a idade, isto não é uma condição normal da velhice. Ela é apenas uma doença que se aproveita do envelhecimento, mas não faz parte dele, pois muitas pessoas bastante idosas não a desenvolvem.

Pode ser normal para os idosos apresentarem sutis declínios em suas habilidades intelectuais, porém, não chega a afetar a sua capacidade de bom funcionamento no dia a dia.

2. Sexo feminino

Acomete mais as mulheres do que o homem (uma relação de 3 para 2), uma explicação pode ser porque as mulheres vivem mais.

3. Nível de escolaridade

Outros estudos apontam que o baixo nível educacional e pessoas analfabetas parecem ser mais predispostas a desenvolverem o Alzheimer.

Pessoas com atividade intelectual intensa parecem fazer mais sinapses (comunicação entre as células), o que pode fazer com que os sintomas demorem mais para aparecer. 

Qual profissional devo procurar?

O neurologista ou o geriatra (médico de idosos). É preciso cuidado e atenção com os comportamentos e sintomas da pessoa idosa, pois a família, muitas vezes, acaba desconsiderando a doença porque assimila os sintomas à idade avançada da pessoa. Por isto também a dificuldade em fazer o diagnóstico.

Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Mensalmente, a equipe da ESF de Barra Funda desloca-se para as comunidades do interior, bairros e no centro do município para atender e orientar os pacientes hipertensos, além da distribuição de medicamentos, as reuniões contam sempre com importantes temas. 

"

Publicidade 660-110
 
 
TAGS: grupo hipertensos encontro
CATEGORIA: Saúde e Bem Estar
Fonte: Assessoria de Imprensa - Barra Funda
Colunista:

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Projeto Café com Saúde chega à Coordenadoria de Tenente Portela

 

Unimed Noroeste/RS realiza atividades alusivas ao Outubro Rosa

 

Unimed Noroeste/RS recebe a premiação Top Ser Humano

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


COMENTÁRIOS

Your post has litefd the level of debate

r3zGjnAz2fa


Taking the oveweivr, this post hits the spot

7y6BPnGu


You keep it up now, unndtsraed? Really good to know.

ENCarjRN


Posts like this brheitgn up my day. Thanks for taking the time.

LenEIwJCLt


This has made my day. I wish all potsgnis were this good. http://umncniwvqxo.com [url=http://ocemfz.com]ocemfz[/url] [link=http://ipxprv.com]ipxprv[/link]

61b1iOlp5uL


No quositen this is the place to get this info, thanks y\'all. http://qbtwynzwjo.com [url=http://esifvm.com]esifvm[/url] [link=http://pjjwtrb.com]pjjwtrb[/link]

UzLo5VJW



FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Empresário de Sarandi constrói centro para atender 500 idosos gratuitamente

 

Bingo do Rotary será dia 5 de outubro

 

5ª Ronda da Cultura Gaúcha foi um sucesso

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul