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Universidade Federal Fronteira Sul conhecendo a proposta da Escola Zandoná

No dia 01 de dezembro, estiveram visitando a Escola Zandoná,? os alunos e educadoras da Universidade Federal Fronteira Sul com...



Data da Publicação da Notícia : 22/01/2018 15:55 por Assessoria de Imprensa - Barra Funda

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No dia 01 de dezembro, estiveram visitando a Escola Zandoná,  os alunos e educadoras da Universidade Federal Fronteira Sul com o propósito de conhecer a proposta metodológica baseada na Pesquisa Participante e Temas Geradores.

O grupo da Universidade Federal participou de oficinas organizadas pela escola com o objetivo de partilhar como é o trabalho interdisciplinar, além de mostrar na prática, o trabalho do professor e  a prática do aluno. Destacamos aqui a socialização da Formação Letiva, os Projetos de Pesquisa e Abertura da feira, como são construídos os passos da Pesquisa Participante, o planejamento da fala e avaliação, contemplaram assim,  a concepção de homem e educação que permeia o ensino nesse espaço.

 A viagem foi organizada pelas professoras doutoras Solange Todero Von Onçay e Consuelo Piaia com apoio do Coordenador do curso Interdisciplinar em Educação do Campo-Campus de Erechim, Denilson Silva. Também estiveram presentes as professoras Viviane de Almeida Lima e Vanderleia Dartora.  Na roda de diálogos  pronunciaram-se em defesa da Educação Popular. A troca de experiências fortalece a utopia por uma educação libertadora.

“Hoje fomos impactados, envolvidos com um choque de realidade, a sensação sentida é que roubaram a nossa infância, o direito de construir-se melhor, corromperam nossos sonhos e pensamentos, retiram diariamente nossa identidade, apagam a nossa história, nossa livre expressão, o direito de ser nós mesmos. Que oportunidade maravilhosa tivemos hoje, na escola Zandoná, de estar aqui e sair com uma carga enorme de conhecimento, não tinha visto algo comparável. No pouco que vimos, observamos, planejamento, colaboração, ação, reflexão, leitura de mundo, criatividade, potencialidade, autonomia, criticidade, trabalho significativo à todos e a expressão. Que falta esse ensino nós faz, Desejo que isso seja vivenciado e adotado em outros centros educacionais. Isso nós traz esperança, e confirma que: a educação têm solução , que não está tudo perdido.”

Escrito Lucimara Espich.

Ser reconhecido pela Universidade Federal pelo trabalho educacional prestado à comunidade nos alegra e nos enche de ânimo. Sinaliza que o compromisso coletivo em defesa da qualidade social da educação não é em vão.

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