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Os 7 passos necessários para a implementação de um software de CRM

Não seria errado dizer que o CRM é a ferramenta mais eficiente que existe para criar e manter uma relação eficiente entre a empresa e...



Data da Publicação da Notícia : 18/01/2018 00:00 por Laryssa Balduino

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Não seria errado dizer que o CRM é a ferramenta mais eficiente que existe para criar e manter uma relação eficiente entre a empresa e seus clientes. Porém, qual é o processo a seguir para implementar um sistema de CRM em sua empresa? Qual é a maneira mais eficiente de o fazer? Neste artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas a este respeito.

Em baixo listamos 7 passos que se seguem de uma forma lógica e que são concebidos para que a implementação do software CRM ocorra da melhor maneira na sua empresa:

1º passo: identifique por que necessita de um CRM e o que pode esperar dele

Comece por identificar as áreas que você precisa melhorar e os problemas que requerem atenção, defina objetivos em conjunto com outras pessoas que trabalham na empresa. Ao envolver mais pessoas você se assegura que todos estão “remando no mesmo sentido”.

2º passo: encontre um fornecedor adequado de CRM

O principal aspeto a tomar em consideração nesse passo é escolher um fornecedor de CRM cujo produto seja adequado para atingir os objetivos definidos no passo acima. Além disso você deve procurar saber se o fornecedor e seus trabalhadores têm realmente muito conhecimento na área do CRM.

3º passo: faça um orçamento

Você deve avaliar os recursos que tem disponíveis para investir num software deste gênero. Não se esqueça que normalmente não se trata apenas do custo do software, mas também de formação por exemplo. Existem empresas que oferecem uma boa solução por um preço muito competitivo como a Webcrm – veja mais aqui.

4º passo: crie uma fórmula de avaliação

É fácil dizer que um software de CRM aumenta a produtividade e que melhora a comunicação, mas é mais complicado avaliar a sua contribuição para o aumento das vendas ou para a retenção dos clientes. Por essa razão, você precisa criar uma fórmula de avaliação que lhe dê um retorno concreto dos ganhos obtidos com o software.

5º passo: identifique os departamentos que vão usar o CRM

Recolha informações de todos os departamentos de sua empresa para se assegurar que as necessidades de todos são satisfeitas e que todos percebem de que forma o software se encaixa no seu departamento.

6º passo: avalie a possibilidade de interação com outros sistemas

Pode existir a possibilidade de integrar o CRM com o sistema de contabilidade ou de recursos humanos. A adaptação do software às necessidades específicas da sua empresa é algo que acrescenta muito valor.

7º passo: implemente o sistema de CRM motivando as pessoas

A gerência de sua empresa deve estar completamente focada em transmitir a toda a organização os benefícios e a importância da utilização do software de CRM e deve insistir na utilização correta do mesmo.

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