Início Notícia Voltar

Barra Funda: Prevenção do câncer de próstata foi tema de palestra

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Funda, promoveu, no dia 30 de novembro, palestra em alusão ao Novembro Azul, com o tema: ?Prevenção



Data da Publicação da Notícia : 12/12/2017 00:00 por Assessoria de Imprensa - Barra Funda

CapaNoticia

NULL

Banner Topo "

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Funda, promoveu, no dia 30 de novembro, palestra em alusão ao Novembro Azul, com o tema: “Prevenção do câncer de próstata”, ministrada pelo Dr. Vinicius Basegio, no auditório do Posto de Saúde.

Entre os assuntos mais abordados, foi tratado sobre as doenças, exames preventivos, sintomas e da importância do diagnóstico precoce, preconceitos, além de alimentação funcional e qualidade de vida. Os participantes, além das informações, levaram para casa uma lembrancinha da Administração Municipal.

Entenda mais sobre esta doença:

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina (com a forma de maçã) localizada na parte baixa do abdômen, situando-se abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo por onde a urina é na bexiga é eliminada. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.

O que é câncer de próstata?

Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra constitui-se um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

O que causa o câncer de próstata?

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais, genéticos, alguns hábitos alimentares e condições ambientais como fatores de risco para desenvolver a doença.

Quais são os sintomas da doença?

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

Como é feito o diagnóstico?

Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?

Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.

Como é feito o tratamento?

Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?

  •       Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
  •       Consumir tomate;
  •       Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
  •       Manter o peso adequado à altura;
  •       Diminuir o consumo de álcool;
  •       Não fumar;
  •       Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
  •       Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Onde fazer exames preventivos da próstata?

Os exames preventivos devem ser feitos nas unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde de família. Se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica.

"

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.